Topo

Mauricio Stycer

Contratação de Lacombe reforça alinhamento da RedeTV! com o governo

Luis Ernesto Lacombe entre Franz Vacek, superintendente de jornalismo, e Marcelo Carvalho, vice-presidente da RedeTV! - Divulgação
Luis Ernesto Lacombe entre Franz Vacek, superintendente de jornalismo, e Marcelo Carvalho, vice-presidente da RedeTV! Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

26/08/2020 18h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A RedeTV! anunciou nesta quarta-feira (26) ter chegado a um acordo com o jornalista Luís Ernesto Lacombe para apresentar "formatos" a partir de setembro. O comunicado não informa exatamente o que o jornalista fará.

"Lacombe desenvolverá um projeto jornalístico amplo e multiplataforma 360º, em sintonia com DNA tecnológico da RedeTV!", diz a emissora. "São vários projetos que vamos desenvolver, aos pouquinhos, falaremos de cada um deles", afirma o profissional no comunicado enviado à mídia.

O acordo com Lacombe foi assinado pelo acionista e vice-presidente do canal, Marcelo de Carvalho.

O executivo não esconde ser um entusiasta da gestão de Jair Bolsonaro. Em seu perfil no Twitter defende o governo e fez reparos aos críticos. Já o presidente é um admirador de Lacombe. Já manifestou publicamente em mais de uma ocasião o seu apreço pelo jornalista.

O jornalismo da RedeTV!, em sintonia com a posição de Carvalho, tem dado uma cobertura generosa do governo, evitando se aprofundar em temas espinhosos ou adotando a visão oficial em outros assuntos, como o acompanhamento da pandemia de coronavírus.

Lacombe deixou a Band no final de junho após ser afastado do comando de um programa matinal da emissora. A atração levou ao ar pautas de conteúdo político com viés governista, provocando críticas do departamento de jornalismo da emissora.

Em julho, o presidente Bolsonaro escreveu no Twitter: "Luís Lacombe, Leandro Narloch, Caio Coppolla e Rodrigo Constantino possuem algo em comum, que é opinião própria e independência. Isso já é suficiente para serem considerados nocivos dentro de grande parte da mídia, hoje completamente dominada pelo pensamento de esquerda radical".

Lacombe na RedeTV! mostra-se, assim, uma aposta certeira.