Topo

Mauricio Stycer

TV aberta enfrenta percalços, mas se adapta e promove várias estreias

Bruno Mazzeo em cena da série "Diário de um Confinado", lançada esta semana no Globoplay - Globo/Glauco Firpo
Bruno Mazzeo em cena da série 'Diário de um Confinado', lançada esta semana no Globoplay Imagem: Globo/Glauco Firpo

Colunista do UOL

28/06/2020 11h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Globo, Record, SBT e Band anunciaram esta semana novidades em suas grades. São programas novos ou temporadas novas de atrações conhecidas. O mais interessante são os esforços de adaptação aos novos tempos, provocados pela pandemia de coronavírus, e as mudanças que causaram na forma de produção.

A Globo estreou sexta-feira (26) em seu serviço de streaming e leva à TV no dia 4 de julho a série de humor "Diário de um Confinado". Foi criada por Joana Jabace, que assina a direção artística, com seu marido, o ator Bruno Mazzeo, e gravada no apartamento onde o casal vive com os filhos, no Rio. A série foi idealizada para ser produzido durante a quarentena, de forma remota, com todas as limitações do isolamento social e seguindo todas as normas de segurança.

Sem festas juninas presenciais, a Globo exibiu no sábado (27), "Arraiá em Casa", apresentado pela atriz Fabiana Karla. O especial reuniu trechos da programação sobre o assunto que outros dois canais do grupo (Multishow, GNT) exibirão ao longo do dia.

Também neste sábado, às 22h30, o SBT estreou a quarta temporada de "Fábrica de Casamentos". Criado pela produtora Formata, com coprodução com o Discovery Home & Health, o programa retorna com sete episódios inéditos - as gravações foram interrompidas na metade por causa da pandemia.

A proposta segue a mesma: organizar cerimônias completas de casamento em apenas sete dias. Com Carlos Bertolazzi e Chris Flores. Os episódios foram gravados antes da chegada da pandemia ao Brasil.

O SBT enfrentou um revés na proposta de retomada de sua programação com o anúncio de que Eliana contraiu a covid-19 após "duas semanas intensas de gravações". A apresentadora disse ainda que mesmo "tomando todas as precauções que estavam ao meu alcance não poderia imaginar que aconteceria".

A Record estreou esta semana o "JR Entrevista". De segunda a sexta-feira, dois apresentadores e repórteres da emissora se revezam no comando das entrevistas com figuras de destaque dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Gravado em Brasília, com uma hora de duração, tem os seus principais trechos exibidos no "Jornal da Record", às 19h45 e à 0h. A versão integral vai ao ar às 22h na Record News, no portal R7, no PlayPlaus e no canal do Jornal da Record no YouTube.

Outra novidade da emissora esta semana foi a estreia de uma nova apresentadora do "Jornal da Record", Christina Lemos, em substituição a Adriana Araújo, que foi afastada sem direito a uma despedida. E a Record também anunciou a contratação da atriz Carolina Ferraz, para apresentar o "Domingo Espetacular ao lado de Eduardo Ribeiro a partir de julho.

Na quinta-feira (25), às 22h45, a Band estreou o doc-reality "Na Linha de Frente", uma produção da Medialand. A atração apresentada por João Paulo Vergueiro, âncora do "1º Jornal", retrata a rotina de policiais e bombeiros.

"Acho que o programa pode encorajar muita gente a fazer denúncias. Estamos no meio de uma pandemia que mostra que o número de casos de violência doméstica aumentou consideravelmente, então existe a preocupação de também prestar esse serviço aos brasileiros", afirma o apresentador em nota oficial.

Ainda na Band, esta semana houve o anúncio de que o matinal "Aqui na Band" passará por reformulação completa. A emissora anunciou a contratação de Mariana Godoy e o apresentador Luiz Ernesto Lacombe deixou a atração.

Stycer recomenda
UOL VÊ TV #32: Andréia Sadi eleva nível da discussão política na Globonews

Feltrin: TV pós pandemia terá mais demissões e salários achatados

Ranking: 30 canais abertos e pagos mais vistos em maio

Depois de atores, 'Salve-se Quem Puder' deve perder galinha de seu elenco

Melhor da semana
No final das contas, quem se importa com a volta (ou não) do Fofocalizando?

Pior da semana
Adriana Araújo é substituída no Jornal da Record sem aviso nem despedida

Uma versão deste texto foi publicada originalmente na newsletter UOL Vê TV, que é enviada às quintas-feiras por e-mail. Para receber, gratuitamente, é só se cadastrar aqui.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.