Topo

Mauricio Stycer

Com exposição de intimidade e sexo, "realities de pegação" dominam TV paga

"De Férias Com o Ex" retorna no próximo dia 21 de maio na MTV Brasil e na Amazon Prime Video - Todos os participantes do De Férias com o Ex Brasil 6 (Divulgação/MTV)
"De Férias Com o Ex" retorna no próximo dia 21 de maio na MTV Brasil e na Amazon Prime Video Imagem: Todos os participantes do De Férias com o Ex Brasil 6 (Divulgação/MTV)

Colunista do UOL

02/05/2020 07h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Encerrado o "BBB 20", o espectador que não consegue passar um dia sem acompanhar a intimidade alheia acaba receber uma boa notícia. A MTV anunciou para 21 de maio a estreia de uma nova temporada do reality "De Férias com o Ex Brasil".

Trata-se de um dos maiores sucessos de um subgênero - o "reality de pegação" - que está vivendo um período de crescimento vertiginoso na televisão.

Só em 2020, a Netflix lançou dois programas nesta faixa. O primeiro, mais ousado, foi "Casamento às Cegas", no qual 15 homens e 15 mulheres, isolados segundo o sexo, têm alguns dias para se conhecer, sem se verem, conversando em salas fechadas. O objetivo é encontrar afinidades para casar de verdade.

No quarto dia do confinamento, como mostra o primeiro episódio, um homem e uma mulher se declararam apaixonados um pelo outro. No quinto dia, ele a pediu em casamento, e ela aceitou. Ambos choraram. A lua de mel é em um hotel de luxo em Cancún.

Mais recentemente, a Netflix lançou "Brincando com o Fogo", cuja proposta vai na direção oposta: cinco homens e cinco mulheres de países diferentes, com pinta de modelos, todos desinibidos e com alergia a relacionamentos sérios, são colocados em um retiro à beira mar em Punta Mita, também no México.

A única regra: para receber o prêmio de US$ 100 mil, que é dividido dentro do grupo, eles terão que deixar de fazer o que todos costumam fazer em programas do gênero: sexo. E não vale nem beijinho, mão boba ou sessões solitárias de autoprazer.

O cenário em lugar paradisíaco é uma espécie de padrão nestes programas. A nova temporada do "De Férias com o Ex" brasileira foi gravada em Jericoacoara, no Ceará, e terá 12 episódios. Como já ocorreu antes, os episódios também serão exibidos no Amazon Prime Vídeo.

Por conta própria, a Amazon também está investindo neste filão com "Soltos em Floripa". Ele acompanha um grupo de gente jovem e bonita convivendo em uma mansão em Florianópolis. Uma novidade é que os participantes não ficam confinados. Outra é que as cenas quentes são quentes mesmo - a Justiça até proibiu a exibição de algumas.

Como em outros realities, os de "pegação" dependem muito da falta de vergonha e da desinibição dos participantes. E o que não falta é gente jovem disposta a expor a intimidade em troca da chance de ficar famoso, ganhar seguidores no Instagram e faturar uma grana.

Stycer recomenda
. 'Peaky Blinders': conheça a série que virou meme no Twitter

. Cinco grandes acertos e cinco momentos para esquecer do "BBB 20"

. BBB 20 inaugurou uma nova era ao trocar tipos reais por pessoas jurídicas

. 'Mestre do Sabor' volta nesta quinta com nova apresentadora e repescagem

Melhor da semana
As lives vieram para modificar o universo dos shows

Pior da semana
Feltrin: Sabotada, única opção para Regina Duarte é deixar cargo

Uma versão deste texto foi publicada originalmente na newsletter UOL Vê TV, que é enviada às quintas-feiras por e-mail. Para receber, gratuitamente, é só se cadastrar aqui.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.