Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ariranha, porco e até onça: o sufoco dos atores nas gravações de 'Pantanal'

Colunista do UOL

14/03/2022 14h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem assiste às chamadas de "Pantanal", remake que estreia dia 28, na TV Globo, com o elenco tão à vontade naquela natureza exuberante, não imagina o sufoco que alguns deles passaram durante as gravações. Encontros inesperados com a fauna da região colocaram à prova a coragem dos atores da nova trama das 21h. De perereca na torneira da pia a olho no olho de uma onça, confira os perrengues enfrentados - com bom humor - pelo elenco desta saga pantaneira.

Morador anfíbio

pantanal - João Miguel Junior/Rede Globo/Divulgação - João Miguel Junior/Rede Globo/Divulgação
Malu Rodrigues, a Irma: susto e 'salvamento' de uma perereca na pia do banheiro
Imagem: João Miguel Junior/Rede Globo/Divulgação

A atriz Malu Rodrigues foi companheira de quarto de Letícia Salles, intérpretes de Irma e Filó, respectivamente, durante as gravações no pantanal. Aos risos, Malu relata seu encontro com uma perereca.

Letícia chegou 20 dias antes de mim. Quando eu cheguei, abri a pia do banheiro e pulou uma perereca. Letícia viu e disse: 'Ah, ela está aí há 20 dias e não consegui tirar'. No fim, salvei a perereca e a Letícia", diverte-se Malu.

Licença para ariranha

pantanal - João Miguel Jr./Rede Globo/Divulgação - João Miguel Jr./Rede Globo/Divulgação
Bruna Linzmeyer, a Madeleine de 'Pantanal': medo de ariranha
Imagem: João Miguel Jr./Rede Globo/Divulgação

O que pode ser mais perigoso: um jacaré ou uma ariranha (conhecida como onça-d'agua)? Para Bruna Linzmeyer, sufoco mesmo é dar de cara com essa espécie de lontra.

Jacarés são lindos demais, não são um perigo, nadamos perto deles no rio. Agora, eu saía da água quando chegava a ariranha. Eu a esperava passar para poder voltar", diz Bruna, que dará vida a Madeleine.

A atriz ainda coloca no rol de dificuldades o "abrir e fechar as pesadas porteiras das fazendas, além dos deslocamentos para as gravações, que levavam cerca de uma hora até as locações."

Corre do porco!

pantanal - João Cotta/rede globo/divulgação - João Cotta/rede globo/divulgação
Gabriel Stauffer: intérprete do médico Gustavo saiu correndo ao ouvir tilintar dos dentes de um queixada
Imagem: João Cotta/rede globo/divulgação

Quando Gabriel Stauffer desceu em solo pantaneiro, foi avisado que o bicho mais perigoso da região não era onça, mas o queixada: um porco selvagem que faz um barulho com os dentes. Não é que o intérprete do médico Gustavo ouviu o tilintar pavoroso?

Então, me disseram que quando faz este barulho, tem que fugir porque ele vem com tudo. No meu último dia, estava passando pela ponte Aquidauana, de carro, quando quis atravessá-la a pé. Desci e fui caminhando, agradecendo por tudo que tinha vivido. Acabou a ponte e continuei andando, entrando no mato. Foi quando ouvi o barulho dos dentes... Saí correndo, gritando 'é o queixada', porque estava vindo outro ator. Entramos no carro desesperados. Na verdade, nem sei se era o queixada", conta rindo.

Olho no olho da onça

Renato Góes, o José Leôncio da primeira fase da trama, lembra que estava tomando banho de rio com Almir Sater - o cantor e ator estará no remake como o chalaneiro Eugênio - quando perguntou o que fazer caso visse uma onça.

A gente tentaria ficar olhando pra ela, mas indo pra trás, tentar voltar pra casa'. Dois, três minutos depois aparece uma onça. E eu esperando aquela hora que ele ia recuar, mas a gente ficou lá, dentro do rio olhando, e ela veio em nossa direção. Almir disse para eu não sair, mas não consegui. Saí, peguei o celular e comecei a filmar."