Topo

Marcelle Carvalho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Além da Ilusão' traz o charme e a inocência dos folhetins antigos

Colunista do UOL

07/02/2022 20h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O olhar apaixonado de Davi (Rafael Vitti) e Elisa (Larissa Manoela) no fim do capítulo de estreia de "Além da Ilusão, manda um aviso ao público: vamos ter pela frente um folhetim leve, recheado de romance e, claro, obstáculos a serem enfrentados pelos mocinhos. A história de Alessandra Poggi tem um ar das tramas antigas, aquelas que nossos, digamos, ancestrais noveleiros iriam ter gosto de assistir. Tem um clima inocente, lúdico - já posso ouvir suspiros, os meus, inclusive. Porém, traz um plus ao introduzir de forma orgânica momentos importantes pelos quais a sociedade estava atravessando nos anos 30.

A escolha de Poços de Caldas, interior de Minas Gerais, para ambientar a novela, foi um acerto. A cidade tem um charme propício para emoldurar a história de amor dos protagonistas. Aliás, sentar no sofá e ver uma novela com o coração, além dos olhos, faz a gente suspirar sem perceber. Difícil não se encantar com uma novela que faz da mágica um elemento para encantar ainda mais às tramas criadas pela autora.

Sem rodeios, o primeiro capítulo apresentou alguns dos principais personagens e fez o público entender qual o lugar deles neste mundo. O primeiro a aparecer foi Rafael Vitti. O ator mostrou destreza não só com os truques - treinados com afinco durante meses - como também na habilidade de amenizar seu sotaque tão carioca. Vitti é um profissional esforçado, saiu da sua zona de conforto e a sensação, neste primeiro capítulo, foi ver a evolução de um artista, mais maduro cenicamente.

Larissa Manoela pode ter demorado a voltar à Globo - aos 10 anos, ela fez a série "Dalva e Erivelto" - mas já chegou chegando. Sua Elisa é a personificação da leveza que uma história de amor pode ser. Ao mesmo tempo, veremos a força de uma menina que peitará o pai para viver uma paixão. Durante anos, a atriz arregimentou espectadores infantojuvenis com novelas como "Carrossel", "Cúmplices de um Resgate" e "As Aventuras de Poliana" (todas do SBT). Com a mudança de público - e de emissora - Larissa vem trilhando um futuro promissor, com personagens cada vez mais distintos, provando o quanto a 'eterna Maria Joaquina' é talentosa.

'Além da Ilusão" ainda traz o luxuoso trabalho de Antonio Calloni (Matias), Mallu Galli (Violeta), Olivia Araújo (Augusta), Paloma (Heloísa) e Lima Duarte (Afonso). É impressionante como ganham em cada pequena cena. E, olha, que ainda é só o começo dessa nova história que parece cumprir o que espera sua autora: emocionar e fazer o público suspirar de amor. Nesses tempos tão difíceis, duros, polarizados, acredito ser o que estamos precisando.