Topo

Marcelle Carvalho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Verdades Secretas 2' é típico caso da continuação que não deveria existir

Christiano, Angel e Giovana: trio com reviravoltas inacreditáveis em "Verdades Secretas 2" - Pedro Pinho/TV Globo/Divulgação
Christiano, Angel e Giovana: trio com reviravoltas inacreditáveis em 'Verdades Secretas 2' Imagem: Pedro Pinho/TV Globo/Divulgação

Colunista do UOL

18/12/2021 01h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando foi anunciado que "Verdades Secretas" ganharia uma continuação, fiquei bastante empolgada. Afinal, a primeira história de Walcyr Carrasco, escrita em parceria com Maria Elisa Berrero, foi perfeita. O final, então, surpreendente. Quem poderia imaginar o suicídio de Carolina (Drica Moraes) e Angel virando um demônio, capaz de assassinar o amante/padrasto. Infelizmente, "Verdades Secretas 2" não seguiu o mesmo caminho. E o final dessa novela, ou melhor, os dois finais, só comprovam isso.

Para quem aprecia uma boa trama, com bons diálogos, foi um tormento acompanhar a (falta) de história. Só segui adiante porque queria ver onde isso ia dar. E só foi ladeira abaixo. Quer dizer que a saga de Giovana (Ágatha Moreira) contra Angel (Camila Queiroz), ela ter movido céu e terra para destruir a amante do pai, era porque a amava? Foram 50 capítulos para essa conclusão? De repente, a tão altiva e poderosa filha de Alex se torna um carneirinho na mão da ex-rival, acreditando em um amor encubado. Walcyr, amigo, difícil essa, hein?

Porém, a cereja de chuchu do bolo veio com Alex (Rodrigo Lombardi) ressuscitado. Quando vi Christiano trocando mensagens com um 'ID desconhecido', pensei: 'Não, que não seja o Alex, por favor'. Mas já imaginava que meu apelo seria em vão. E estava lá o empresário, vivinho da silva, como piloto do avião (?) que a modelo usa para fugir com o filho. Em um final, só aparece a cara de pânico de Angel ao vê-lo. No outro, ele mata a sua ex-amante.

novela - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Alex (Rodrigo Lombardi) em Verdades Secretas 2 (Reprodução/Globo)
Imagem: Reprodução / Internet

A verdade é que esses dois finais não fizeram a menor diferença. Alex assustando Angel ou Alex matando a modelo, no fundo, dá no mesmo. Se um dos outros personagens que foram fazer figuração nesta última cena, convenhamos, fossem o responsável pela morte de Angel, daria outra cara a um dos desfechos. Não teve sentido, Lara (Julia Byrro), Percy (Gabriel Braga Nunes) e Christiano (Romulo Estrela), de tocaia, na pista do aeroporto, de armas na mão. A não ser que a intenção tenha sido para despistar o público. Desnecessário.

A presença de uma dublê no lugar de Camila Queiroz, que deixou a trama antes mesmo de gravar o final de Angel, devido a desentendimento com a emissora, foi notada, principalmente, na sequencia do avião. Porém, não comprometeu o que o autor queria contar.

"Verdades Secretas 2" é aquele típico caso da continuação que não deveria existir. A gente vê muito disso em filmes. É perigoso quando um produto faz sucesso a ponto de se pensar em um desdobramento. Ficou muito preso nas cenas de sexo - muitas delas sem a menor necessidade, cansativas e coreografadas demais - e na estética moderninha. Chamou a atenção, claro, fez a novela ser bem vista no Globoplay, mas não significa que seja boa. A história é rasa, com reviravoltas forçadas. Quer um outro exemplo disso? A descoberta da família de Betty (Deborah Evelyn) de que todos ali pegavam Mateus (Bruno Montaleone). Parecia um esquete meio capenga que tenta ser engraçadinho, mas sem sucesso.

O duro é saber que "Verdades Secretas 3" vem aí. Que a "Nossa Senhora da Teledramaturgia" tenha piedade de nós.