Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ator de 'La Casa de Papel' é casado com brasileira e via 'A Escrava Isaura'

Luka Peros, vive Marselha em "La Casa de Papel": "É um marco na minha carreira" - reprodução
Luka Peros, vive Marselha em 'La Casa de Papel': 'É um marco na minha carreira' Imagem: reprodução

Colunista do UOL

04/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Assistir a última temporada daquela série que mexe com a gente, dá uma sensação de vazio a cada final de episódio, não é mesmo? É o que deve estar sentindo os fãs de "La Casa de Papel", que estreou ontem (3), na Netflix, a parte derradeira da história. Além deles, quem também ficou com o coração na mão foi Luka Peros, o Marselha da série. Em conversa com a coluna, por email, o ator conta que não segurou as lágrimas ao se despedir das gravações.

No último dia de filmagem, gravei sozinho, estávamos apenas eu e a produção. Chorei muito nesse dia. São três anos fazendo esse projeto. Fiquei emocionado, porque sou muito emotivo quando termino um trabalho. Então, dizer adeus a esse projeto incrível não foi fácil, é um pouco triste. Porém, saio muito feliz e orgulhoso de todo o trabalho que tenho feito com a equipe técnica e criativa. Estou deixando 'La Casa de Papel' com muito orgulho", afirma.

serie - reprodução - reprodução
Marselha foi ganhando espaço em 'La Casa de Papel': Luka chorou em sua última gravação
Imagem: reprodução

Marselha entrou na terceira temporada da série e, aos poucos, foi ganhando espaço na gangue do Professor (Álvaro Morte) e entre os fãs da série. O que deixou seu intérprete bastante surpreso:

Sinceramente, foi fantástico. Marselha parece que não fala ou faz muito, mas é um personagem difícil de preparar, já que é bem diferente e reservado. Não esperava essa repercussão tão positiva, então, me surpreendi muito com todo o carinho e apoio dos fãs, principalmente os do Brasil".

'La Casa de Papel' é um marco na minha carreira. Ganhei muitos fãs, que me enchem de amor e carinho, mandam cartas e mensagens todos os dias. Foi um projeto trabalhoso, mas muito recompensador, não só pelo trabalho em si, mas também pelas pessoas com as quais trabalhei. O elenco e todos os responsáveis pela série são como uma nova família para mim."

serie - reprodução - reprodução
Luka com a 'gangue' de La Casa de Papel': uma família
Imagem: reprodução

Alguns dessa família ele já conhecia. Outros, o artista sentiu uma conexão maior, o que provavelmente fará com que os leve para a vida.

Darko Peric (Helsinque) é meu amigo faz muitos anos, mesmo antes de trabalharmos juntos. Ele sempre comentava comigo de como era bom fazer parte desse fenômeno inacreditável e acabei tendo a oportunidade de também fazer parte dele. Outra pessoa que vou levar comigo é Pedro Alonso (Berlim). De vez em quando, marcamos de jantar ou sair juntos. Tem também Álvaro Morte (Professor), com quem me identifico muito por ser um ator de teatro, assim como eu. Mas de forma geral, tenho uma amizade muito verdadeira com todos."

Curiosidade no set e brasilidade

Quem não desgrudou das quatro temporadas e está com os olhos pregados na quinta, dificilmente, deixa de saber o que rola nos bastidores da série. Agora que "La Casa de Papel" chegou ao fim, Pero nos brinda com algumas delas.

Nem os próprios atores sabiam o que iria acontecer na série. A produção mudava o roteiro constantemente, meu personagem teve três finais diferentes! Fiquei sabendo que subiria no helicóptero para salvar Lisboa (Itziar Ituño) três dias antes de gravar. Outra coisa interessante é que, às vezes, passávamos meses sem nos ver, porque as filmagens eram feitas em cenários diferentes e, muitas vezes, gravávamos sozinhos", conta o artista.

série - reprodução - reprodução
Paula e Luka: a brasileira e o croata estão casados há quase 10 anos
Imagem: reprodução

Mesmo fora do set, a curiosidade continua, agora, sobre a vida de Peros. Croata, o ator de 45 anos mora na Espanha e é casado com a designer de moda brasileira, Paula Feferbaum, com quem tem David Luis, de 9 anos. O ator também é pai de Ava, de16, e Luna, de 23, filhas de um relacionamento anterior. Ele fica um pouco sem jeito, mas não esconde que ainda não conhece o país de sua mulher.

Sendo sincero, eu nunca estive no Brasil. É uma vergonha para mim, estar casado com uma brasileira há quase 10 anos e não ter conhecido o país ainda. Mais ou menos há cinco anos, tinha planos de ir, porém, por questões familiares não consegui. Então, mandamos as crianças quando eu comecei a gravar 'La Casa de Papel' e estava muito ocupado. Depois disso, veio a covid. Mesmo assim, ainda gostaria muito de visitar o Brasil, mal posso esperar para ver o país, conhecer as pessoas e curtir as maravilhas desse paraíso. Espero poder ir em 2022!", torce o artista.

Ele pode ainda não ter vindo pra cá, mas conhece o nosso audiovisual.

Conheço filmes mais famosos, como "Tropa de Elite" e "Cidade de Deus". Quando era mais novo, ainda na Croácia, assistia com a minha avó "A Escrava Isaura", é um dos motivos da minha admiração pelo Brasil. Sei que é um país de "telenovelas", mas não sei muito mais sobre o assunto", confessa ele, que já tem novos projetos na Europa, mas não descarta a possibilidade de trabalhar no Brasil.

Gostaria de participar de alguns filmes brasileiros, principalmente. Mas estou aberto para qualquer papel interessante em qualquer tipo de projeto no Brasil."

Vai me dizer que o coração não se encheu de esperança, hein?