Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Um Lugar ao Sol': Ana Beatriz Nogueira tem relação tensa com Cauã Reymond

Ana Beatriz Nogueira é Elenice, mulher frívola, que nutre pelo filho adotivo verdadeira adoração, em "Um Lugar ao Sol" - Fabio Rocha/Divulgação/TV Globo
Ana Beatriz Nogueira é Elenice, mulher frívola, que nutre pelo filho adotivo verdadeira adoração, em 'Um Lugar ao Sol' Imagem: Fabio Rocha/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL

28/09/2021 04h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A gente gosta um bocado de novidade, não é mesmo? E quando tem a ver com um novo folhetim, a empolgação fica ainda maior. Só de ver esta imagem exclusiva de Ana Beatriz Nogueira toda trabalhada em Elenice de "Um Lugar ao Sol", já fico que não me aguento de curiosidade! A novela de Lícia Manzo estreia dia 8 de novembro, marcando o território das 21h com uma história inédita.

Na trama, Elenice é uma mulher abastada, mãe de Renato (Cauã Reymond), por quem tem verdadeira adoração. Com a morte do marido José Renato (Genésio de Barros), ela começa a gastar dinheiro como se não houvesse amanhã. A socialite não chega a ficar pobre, mas perde o status de milionária e passa a depender de alguma ajuda do filho e da futura nora, Bárbara (Alinne Moraes), herdeira do rico empresário Santiago (José de Abreu). O que importa para Elenice é a aparência.

Aliás, a viuvez traz um gosto amargo para a mãe de Renato. É no leito de morte de José Renato que o filho, aos 18 anos, descobre ser adotado e ter um irmão gêmeo. A revelação é feita pelo próprio pai adotivo, decidido a não levar consigo esse segredo.

(Agora veja você, isso é maneira de se despedir do filho? Já grita a noveleira que habita em mim!)

Pronto, a treta está instalada. A relação entre mãe e filho que já era complicada, azeda de vez. Revoltado, o rapaz confronta Elenice, que tem a chance de contar toda a verdade. Porém, mais uma vez, ela prefere mentir: diz a Renato que o irmão dele está morto, assim como o pai biológico dos dois. Apaixonada pelo filho, a socialite faz de tudo para mantê-lo a seu lado. Mas a situação faz Renato confessar que nunca sentiu conexão com a mãe e que esse sentimento que o acompanha há tanto tempo faz todo sentido agora.

Separados praticamente no nascimento

"Um Lugar ao Sol" gira em torno dos gêmeos Christan e Renato - na verdade Christofer, os pais adotivos trocaram o nome. Nascidos em Goiânia, os dois foram separados pelo próprio pai biológico, quando tinham um ano. Viúvo, ele não estava dando conta de criar os meninos. Ao saber que um casal rico do Rio de Janeiro está por aquelas bandas querendo adotar uma criança, ele consegue um encontro com eles, acreditando que levaria os dois. Só que Elenice opta apenas por Christofer. Com Christian nos braços, o pai dos gêmeos deixa o menino em um orfanato, de onde sai ao completar 18 anos.

Assim, Christofer passa a se chamar Renato e é criado no luxo, tornando-se um típico playboy. Já Christian tem que conviver com o destino de ser sozinho desde bebê. Eles passam anos sem saber que são gêmeos, até que na mesma época descobrem a existência um do outro. Enquanto o ex interno do orfanato parte para o Rio em busca do irmão, o milionário está indo para Europa, a fim de se afastar da vida que considera ser uma farsa. E, claro, o tempo passa e quando a gente se dá conta já se foram 10 anos.

Dez anos que Christian peregrina como ambulante na porta do Engenhão, em jogos do Botafogo, na esperança de encontrar o irmão. Sua única pista é um recorte de revista onde um jovem idêntico a ele, com a camisa alvinegra, assiste a uma partida na Tribuna de Honra do Estádio.

Quando o amor acontece...

Mas tudo muda na vida do rapaz ao conhecer Lara (Andréia Horta). Ah, o amor... Quem os apresenta é Ravi (Juan Paiva), melhor amigo de Christian dos tempos do orfanato e que passa a morar com ele quando chega ao Rio. A conexão entre o casal é imediata, o ambulante decide deixar a fixação pelo paradeiro do irmão e já planeja uma vida ao lado da moça. Lara foi criada em Minas Gerais pela avó, Noca (Marieta Severo), e veio para a Cidade Maravilhosa cursar Gastronomia. A ideia dos pombinhos é a de se casar e abrir um negócio juntos.

Noveleiro descolado já sabe que está tudo perfeitinho demais, não é? E sente que o ponto de virada está bem perto...

E ele chega com a prisão injusta de Ravi por um roubo que não cometeu. Christian se desespera. Precisa levantar o dinheiro da fiança e, sem alternativa, acaba fazendo um carreto para o tráfico. Inadvertidamente, contrai uma dívida ainda maior e acaba ameaçado de morte. Desnorteado, aceita a proposta de Lara: venderem o que têm para livrar Ravi, fugindo em seguida para a casa da avó em Minas Gerais.

Gêmeos, trágica semelhança

Sabe aquelas situações em que a gente diz: 'Só podia ser novela?' (e a galera noveleira gosta justamente por isso). Pois bem, na noite marcada para a fuga, Christian encontra, ao acaso, Renato, recém-chegado ao Brasil. Impactados, os irmãos passam a madrugada juntos e em algumas horas contam como é a vida um do outro.

Nesse momento, a gente acredita que agora nada mais vai separar esses dois. Porém, a vida é malvada novamente com a dupla. Instável e problemático, ao tomar conhecimento da dívida do irmão, Renato sobe o morro em seu lugar. Confundido com o irmão, é morto pelos traficantes.

Oi? Deixa eu levantar o queixo que bateu lá no joelho! E agora?

Agora, povo, é que veremos o ajuizado Christian ter uma atitude bastante polêmica. Como acaba sendo confundido com o irmão pelo porteiro do prédio dele, pela namorada, Bárbara, e pela mãe adotiva, Elenice, o então pobretão assume a personalidade e comportamento de Renato, decidido a deixar o passado para trás.

Um cheirinho de Ruth se passando por Raquel, em "Mulheres de Areia"?

Ravi é o único que sabe a verdade. Nem mesmo vendo Lara enterrar o suposto corpo de Christian, o rapaz volta atrás de sua arriscada decisão. O falso Renato segue rumo a uma nova vida, onde terá que lidar com as consequências de sua escolha. Há de se ter muita coragem para viver a vida de outro, não é não?

Em breve, mais cenas dos próximos capítulos.