PUBLICIDADE
Topo

Marcelle Carvalho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'A Fazenda': ofende mais ser chamado de velho ou feio? Na verdade, os dois

Solange Gomes e Rico Melquiades em A Fazenda 13 (Reprodução - Record TV) - Reprodução / Internet
Solange Gomes e Rico Melquiades em A Fazenda 13 (Reprodução - Record TV) Imagem: Reprodução / Internet
Conteúdo exclusivo para assinantes
Marcelle Carvalho

Marcelle Carvalho é jornalista que cobre, há duas décadas, o universo da televisão. Suas maiores paixões são novelas e séries, que serão abordadas aqui a partir da visão de quem vê e de quem faz.

Colunista do UOL

17/09/2021 15h16Atualizada em 17/09/2021 15h30

Adriane Galisteu já tinha avisado na estreia de "A Fazenda 13": 'Segura o chicote, porque o coice é certo!'. E o que a gente viu na última madrugada, durante uma dinâmica, foi um festival de patadas e xingamentos entre Solange Gomes e Rico Melquiades. O entrevero, claro, agitou a casa e o público, ávido por ver o feno pegar fogo. Mas ouvindo os insultos, fiquei pensando em como somos impactados quando nossa aparência física é atacada. Sim, porque esse momento foi o ápice da discussão.

Solange disse que tinha nascido bonita, ao contrário de Melquiades, que, na visão dela, é feio pra c*... (ela usou um palavrão que não precisa ser replicado). O influencer, então, retrucou gritando que ela é uma velha coroca. Quando os outros competidores pediram para ele não falar isso, o peão ficou ainda mais nervoso: 'Ela me chamou de feio, minha gente! Ah, ela pode me chamar de feio?"

Não, Melquiades. Não pode. Assim como pegou muito mal você tê-la chamado de velha. Até porque, tal adjetivo não deveria ser um xingamento, já que é uma condição pela qual todos nós vamos passar. Só não entra nessa fase da vida quem morre cedo, não é? Porém, a forma agressiva como ele proferiu a palavra, assim como tantas outras pessoas o fazem, dá a impressão de que chegar à velhice é degradante. Parece que a pessoa vira um nada só porque atingiu uma certa idade, portanto, é passível de humilhações, de ser diminuída. E nem precisa ter passado dos 60, não. Solange, por exemplo, tem 47 anos, e pela Organização Mundial da Saúde, se enquadra na meia-idade.

Do outro lado temos o xingamento disparado pela ex musa da Banheira do Gugu. Pode parecer um insulto pueril daqueles que crianças trocam: 'você é feio, bobo e chato'. Só que bateu profundo em Melquiades. A gente não conhece a infância e adolescência das pessoas para saber o que já enfrentaram nesta vida. Para uns, ouvir um feio/feia não tem impacto nenhum. Para outros, machuca pra caramba. O tal famigerado bullying, mal que vem provocando tragédias mundo afora, não precisa começar com uma agressão verbal pesada.

Sei que quando o sangue sobe, fica difícil medir as palavras. E o 'você é isso', 'você é aquilo' rolam solto. Mas querer diminuir o outro sobrepondo a beleza que você acredita ter em cima de quem você acha que é desprovido dela, é tão vil quanto usar a idade avançada de alguém para diminuí-lo. Pode parecer difícil, mas tente não fazer da aparência física do outro um trunfo para usar em uma briga. A verdade é que, no fim, todo mundo perde a razão.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL