Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Nos Tempos do Imperador': Pilar vai estudar Medicina, após romper noivado

Teresa Cristina diz que Pilar foi aceita na faculdade de Medicina em Boston, nos Estados Unidos - Divulgação/TV Globo
Teresa Cristina diz que Pilar foi aceita na faculdade de Medicina em Boston, nos Estados Unidos Imagem: Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL

11/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estão vendo a empolgação estampada no rosto de Pilar (Gabriela Medvedovski)? É que, finalmente, ela vai conseguir ser aceita em uma faculdade de Medicina e estará no caminho para realizar seu grande sonho, em "Nos Tempos do Imperador". Mas como nada pode ser tão simples, se ela quiser isso mesmo, terá que se mudar para os Estados Unidos. É o que avisa Teresa Cristina (Letícia Sabatella) ao dar a boa nova à jovem. A bolsa de estudos, adquirida por intermédio dos imperadores, não é para Salvador, mas para Boston.

Eu já estaria com a malinha arrumada, só esperando o dia do embarque! Acredito que Pilar também, se não estivesse noiva de Samuel (Michel Gomes) e com o casamento marcado para aqui a dois meses. E a viagem chegará primeiro, será em duas semanas. "Ah, mas ela poderia se casar e os dois seguirem para os Estados Unidos, não?", pensarão os noveleiros. Até poderia, porém, a ajuda de custo que vai receber é apenas para uma pessoa e sua moradia em Boston será em um convento.

Ai, a baiana está entre a cruz e a espada: desistir do sonho de ser médica para se casar com Samuel ou abrir mão do músico para estudar no exterior e se tornar a primeira mulher a seguir a profissão no Brasil? Neste caso, o amor vai falar mais alto e Pilar segue, a princípio, com os planos de se casar e formar sua família com Samuel.

Só que no meio do caminho tinha um Tonico Rocha...

O deputado não engoliu a desfeita de ter sido largado no altar e fará de tudo para acabar com a relação de Pilar e Samuel. Para isso, vai usar a inocência de Dolores (Júlia Freitas) como arma. Tonico (Alexandre Nero) fará a cabeça da adolescente contra o noivo da irmã, insinuando que Samuel e Luisa (Mariana Ximenes) têm um caso. A menina vai contar isso para Pilar, que, verdade seja dita, já não estava tão confortável com a proximidade do músico e da condessa. Mal sabe a baiana que a cumplicidade dos dois é pelo fato de Samuel saber do caso entre a nobre e Dom Pedro (Selton Mello).

Pronto, o que era apenas um incômodo vai virar um bicho de sete cabeças. E uma situação infeliz, será o estopim para o término do relacionamento. Durante a inauguração do cassino de Quinzinho (Augusto Madeira), Samuel corre para avisar Luísa e Pedro que Teresa Cristina está chegando. O imperador vai se esconder e Pilar verá Samuel e Luísa juntos. O problema é que a condessa estará com a boca borrada de batom, o que fará a jovem acreditar que os dois se beijaram.

É o que bastará para Pilar ter certeza de que eles são amantes e decidir viajar aos Estados Unidos para cursar Medicina. Não adiantarão os argumentos de Samuel. A futura médica partirá em busca de seu sonho profissional, deixando aqui seu coração aos pedaços.