Topo

Marcelle Carvalho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sequestro de Silvio Santos: caso policial ganhou ares de novela e reality

Colunista do UOL

30/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tirar os olhos da TV naquela manhã de 30 de agosto de 2001 foi praticamente impossível. Há 20 anos, Silvio Santos era feito refém, na própria casa, justamente pelo sequestrador de Patrícia Abravanel, libertada do cativeiro dois dias antes. Parecia inacreditável. O alívio por ter a filha número quatro de volta foi substituído por uma nova tensão, compartilhada pelos brasileiros, que acompanhavam minuto a minuto o desenrolar da história.

O destino de um dos homens mais importantes do Brasil estava em xeque. Situação impensável quando o vimos, em fevereiro, descontraído e emocionado, cantando o enredo de sua vida, levado para a Sapucaí pela Escola de Samba Tradição. A leveza do carnaval, seis meses depois, deu lugar à aflição. Ninguém sabia o que aconteceria dentro daquela casa.

Peraí aí, mas o caso não estava resolvido? Patrícia já tinha voltado para casa. Então, o que o bandido foi fazer de novo lá, gente? A reviravolta conferiu à situação um ar novelesco, e foi acompanhada como se fosse o último capítulo. E sem a menor possibilidade de spoiler, já que tudo acontecia bem diante da gente.

silvio santos e patricia abravanel - Paulo Whitaker/Reuters - Paulo Whitaker/Reuters
Silvio Santos e Patricia Abravanel após sequestro, em 2001
Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Também dá para olhar pelo viés de um reality show. O mais verdadeiro que a gente poderia imaginar. Ali não tinham personagens, era a vida fazendo das suas, ao vivo, para todo o Brasil. Sem câmeras dentro da mansão, como nos realities produzidos, a cobertura do caso, com inúmeros cinegrafistas em frente à residência de Silvio, em helicópteros e até motos com microcâmeras, tentavam não deixar passar nada, e foram os nossos olhos em meio ao caos. Curiosamente, enquanto a gente assistia a um enredo não ficcional, vizinha à residência de Silvio, estava em obras a mansão que serviria de cenário para a "Casa dos Artistas", o primeiro reality do SBT, que o apresentador levou ao ar dois meses depois do fatídico acontecimento.

Sequestro Silvio Santos - reprodução - reprodução
Geraldo Alckmin, então governador de São Paulo, foi importante na rendição do sequestrador de Silvio Santos
Imagem: reprodução

Além de parecer novela e ter pitadas de reality show, daqueles que acompanhamos 24h, o fato decisivo para resolução do caso nos colocou diante de uma situação que parece até enredo das séries do universo policial/investigativo: a chegada de Geraldo Alckmin, o então governador de São Paulo, para ajudar nas negociações. Só então o algoz dos Abravanel se entregou, após sete horas de muita apreensão, encerrando este capítulo da história do Dono do Baú. A novela da vida real terminava com o final feliz tão esperado pelo público. O reality chegava ao fim com o participante mais querido levando o prêmio principal: reunir novamente toda a família sã e salva.

Assim como em 2001, "Silvio Santos 2021" ainda dá o que falar. Seja na volta às gravações de seu programa, depois de mais de um ano em casa, devido à pandemia. Ou pela exibição de um documentário inédito sobre sua vida na comemoração dos 40 anos do SBT. Até mesmo pelo susto ao ser internado com covid. O comunicador de 90 anos não passa incólume. Fico imaginando como serão as cenas dos próximos capítulos da vida do apresentador. Em qualquer que seja o formato, novela ou reality, seguirei acompanhando.