Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Maria Beltrão descortina bastidores de grandes coberturas da GloboNews

Maria Beltrão comanda podcast em que jornalistas contam bastidores de suas reportagens especiais - João Cotta/Rede Globo/Divulgação
Maria Beltrão comanda podcast em que jornalistas contam bastidores de suas reportagens especiais Imagem: João Cotta/Rede Globo/Divulgação

Colunista do UOL

05/08/2021 20h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não sei se acontece com todo mundo, mas quando vejo uma grande reportagem, dessas com uma boa história, imagens impactantes, fico pensando em tudo que rolou por trás das câmeras. Quanto trabalho o jornalista e a equipe tiveram até o material ir ao ar. Não é pelo fato de ser a minha profissão, rola mesmo um interesse especial. Então, se você também tem essa curiosidade deve ficar atento ao podcast 'As Histórias na GloboNews', que vai revelar os bastidores de grandes coberturas jornalísticas produzidas pelo canal. O programa estreia dia 10 e faz parte das comemorações pelos seus 25 anos.

Quem vai comandar o podcast é Maria Beltrão, uma das jornalistas mais longevas da GloboNews. O conteúdo será disponibilizado no Globoplay e em outras plataformas digitais, e abordará um assunto especial por semana. Serão 10 episódios. No primeiro, o tema será desastres aéreos e contatará com a participação de José Roberto Burnier, Rosana Cerqueira e do repórter Nilson Klava.

É muita gente boa, muita história inesquecível, muita experiência. É possível entender a importância do trabalho dos jornalistas. A parte mais diferente da notícia, que são os bastidores", diz Maria, que ainda receberá Fernando Gabeira, Cristiana Lôbo, Valdo Cruz, Natuza Nery, Leila Sterenberg, José Roberto Burnier, entre outros.

Uma das coberturas inesquecíveis, claro, foi o atentado às Torres Gêmeas, em Nova Iorque, há 20 anos. 'Onde você estava no fatídico 11 de setembro de 2001?'. Dificilmente, alguém não se lembra do que estava fazendo neste dia. Muito menos o jornalista Jorge Pontual.

Na tragédia do 11 de setembro, nos EUA, vamos ouvir o que aquele acontecimento representou para o Jorge Pontual, que conseguiu chegar perto das Torres Gêmeas, que viu as pessoas correndo com muita poeira no rosto, em choque, comemorando o fato de estarem vivas. São detalhes nunca ou pouco falados ao longo dos anos", avisa a apresentadora do "Estúdio I".

O público vai saber o que a notícia significa para o jornalista, do início ao fim. Eu estou no canal desde o começo e dá a sensação de um filme na cabeça. Fico pensando de quantas coberturas eu já participei, quantas notícias já testemunhei. É um dos trabalhos mais emocionantes que fiz", arremata a jornalista.