Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flávia Alessandra: 'Cheguei a pensar que não finalizaríamos o trabalho'

Flávia Alessandra marca compromissos antes da novela: "Lá em casa é todo mundo em frente a TV" - Vinícius Mochizuki/Divulgação
Flávia Alessandra marca compromissos antes da novela: 'Lá em casa é todo mundo em frente a TV' Imagem: Vinícius Mochizuki/Divulgação

Colunista do UOL

12/07/2021 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Salve-se quem puder" termina nesta sexta-feira (16) e Flávia Alessandra, dessa vez, vai se despedir da trama para valer. É que a intérprete de Helena já teve esse momento "bye bye novela" quando as gravações da história de Daniel Ortiz foram paralisadas devido à pandemia. Aliás, a atriz ficou receosa de o trabalho ficar por acabar.

Quando veio a paralisação, eu cheguei a pensar que não finalizaríamos o trabalho. A emissora foi muito responsável quando parou tudo. Só retornamos ao estúdio meses depois, quando eles já tinham feito as obras, adaptado os espaços, e criado um protocolo de segurança. Essa é uma novela que será sempre lembrada na minha história, porque vivi algo que nunca tinha vivido. E se depender da minha vontade, não quero viver novamente (por causa da pandemia). Tem sido um período triste e poder trazer alguma leveza é um bálsamo", afirma a atriz.

As adaptações necessárias para a retomada das gravações, após cinco meses interrompidas, fizeram com que a veterana artista tivesse "a sensação de estar aprendendo a fazer televisão":

São mais de 30 anos de TV, mas tudo mudou por causa da pandemia. A maneira de contracenar, toda a engrenagem que conhecia foi modificada. Passamos a usar máscara em cena quando a câmera não estava focando na gente, usar o acrílico entre nós, atores, como barreira. Quarentena para as cenas de maior aproximação. Distanciamento nos corredores. Tudo mudou, no entanto, a vontade de fazer dar certo veio com tudo. Veio uma garra, um sentido de união... Foi emocionante voltar aos estúdios tanto tempo depois. E como eu não tinha me despedido da Helena, percebi que ela ainda estava em mim. Foi muito fácil me reconectar com ela."

Com as gravações terminadas em janeiro, Flávia está podendo curtir a trama apenas como uma espectadora. Tanto que na cena mais esperada de sua personagem - a descoberta de que Luna (Juliana Paiva) era a filha que julgava morta - a atriz não conteve as lágrimas.

Foi difícil segurar a emoção porque eu assisti a cena como telespectadora. Gravamos no ano passado. Tem um distanciamento mesmo de olhar. E nós não sabíamos como tinha ficado o resultado final. Levamos dois dias gravando aquela cena. Fizemos quarentena (para estarem próximas). Nós estávamos muito concentradas, queríamos captar toda aquela emoção. Quem assistiu foi a Flávia telespectadora, não a Flávia atriz", garante a bela.

E a reta final da personagem será ainda mais carregada de emoção e reviravoltas, com o sequestro dela e de Luna por Hugo (Leopoldo Pacheco), a morte do bandido, e o casamento da empresária com Mário (Murilo Rosa), seu grande amor.

Nossa final está eletrizante. Eu estou louca para assistir. Lá em casa, no horário da novela, é todo mundo em frente à TV. Eu marco meus compromissos para ficar livre nesse tempo (risos)", conta Flávia, que já está com novidades engatilhadas: "Tenho um documentário em andamento e alguns novos trabalhos em vista, mas, por enquanto, eu ainda não posso falar. Posso dizer que estou animada com o que está por vir."

Flávia Alessandra pelo olhar de Otaviano Costa - Reprodução/Instagram Otaviano Costa - Reprodução/Instagram Otaviano Costa
Flávia Alessandra, em clique feito pelo marido, Otaviano Costa
Imagem: Reprodução/Instagram Otaviano Costa

Uma das atrizes mais queridas, com 10 milhões e 300 mil seguidores no Instagram, Flávia é daquelas que gostam de compartilhar sua rotina com os fãs. E eles vão ao delírio quando a artista dá uma palhinha da sua boa forma. Aos 47 anos, a atriz está super de bem com o corpo e com os generosos comentários.

Eu posto aquilo que me faz bem, que eu gosto. Agradeço muitos os elogios, porque, de fato, eles fazem bem (risos). Mas eu quero mostrar mais de mim, quem eu sou no dia a dia. Pode ser que um dia eu esteja me sentindo mais bonita do que outro, mas ali é um espaço real que eu tenho com quem gosta de mim e acompanha o meu trabalho", afirma ela.

A bela também é exaltada nas redes pelo maridão, o apresentador Otaviano Costa. Inclusive, ele é o primeiro a postar fotos da mulher em cliques bem à vontade.

Ai dele se não exaltasse (risos). Somos muito parceiros e nos admiramos. Mesmo com esses 15 anos juntos, ainda somos namorados. Gostamos dessa paquera no nosso dia a dia. Existe ciúme sim, claro. Ele é mais ciumento (risos). Mas não é nada que atrapalhe a nossa vida como casal, entende? A gente resolve tudo na conversa. E não deixamos nada para depois."