Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tom Cruise faz 60 anos mas, como é homem, ninguém acha que envelheceu

Tom Cruise pendurado em um avião para "Missão: Impossível 5" - Divulgação
Tom Cruise pendurado em um avião para "Missão: Impossível 5" Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

02/07/2022 11h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tom Cruise, o galã dos anos 80, completa 60 anos nesse domingo (3). Um respeitável senhor? Pai maduro de três filhos? Um artista que sustenta o próprio sucesso há quatro décadas em uma mistura de filmes de arte e de ação? Sim para todos. Mas nessa combinação de atributos do ator, salta aos olhos uma característica improvável: seu rótulo de símbolo sexual não foi arranhado pelo passar das décadas. Imagina se esse cara gato fosse uma mulher bonita e jovem no fim do século passado: como seria sua imagem agora?

A genética tem fator decisivo, abençoando Cruise com um corpo muito similar ao que ele tinha na juventude. O colágeno pode ter recebido um reforço médico, mas está por ali também. Cruise estrela nesse 2022 o remake do clássico Top Gun, que o alavancou para o sucesso mundial em 1986. O personagem que ele interpreta é ele mesmo, como se 36 anos não fizessem a menor diferença.

Nas novelas brasileiras

Em 1986, três novelas fizeram um sucesso danado no Brasil. A primeira foi Roque Santeiro, estrelada por Regina Duarte. Uma das mocinhas da história era Lídia Brondi, que vivia a filha de Sinhozinho Malta. Hoje aos 61, ela vive fora dos holofotes da mídia, num casamento que atravessa a história da televisão brasileira com Cassio Gabus Mendes. Claudia Raia também estava no elenco de "Roque". Hoje aos 55 anos, ela ainda poderia interpretar a dançarina que quisesse, mas não seria cogitada para o mesmo papel, apesar de ser 5 anos mais nova que Cruise.

Em Roda de Fogo, a protagonista de Bruna Lombardi teria hoje 69 anos, como a atriz. Apesar de ter um corpo e rosto de dar inveja ao próprio Tom Cruise, não está abrindo a camisa de nenhum galã e beijando seu peito, como fez em cena com Tarcísio Meira na novela. O mesmo vale para Fernanda Torres, 57, e Christiane Torloni, 65, que estavam no elenco de Selva de Pedra: é impossível imaginá-las no papel delas mesmas há 40 anos, pelo simples fato de serem mulheres.

Dizem os tabloides que Cruise hoje namora a atriz Hayley Atwell, 20 anos mais nova. O relacionamento tem algumas idas e vindas. Ele já teve alguns casamentos longos com atrizes famosas como Nicole Kidman, Penélope Cruz e Katie Holmes. Estrela em 2023 o sétimo filme da série Missão Impossível. Equilibra as polêmicas religiosas de sua vida com bons blockbusters.

Tem talento, é bonito. Assim como Torloni, Lombardi e Raia. Mas tem uma sorte a mais: nasceu homem.

Você pode discordar de mim no Instagram.