Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que Léo Lins fez com Aline Mineiro não é piada, é violência contra mulher

Léo Lins agride mulher quando faz piada com violência e é aplaudido - Reprodução/Instagram
Léo Lins agride mulher quando faz piada com violência e é aplaudido Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

28/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Aline Mineiro descobriu, pouco depois de sair da Fazenda, que seu namoro com o humorista Léo Lins tinha acabado. No programa, ela, que tinha um relacionamento aberto, beijou algumas colegas de confinamento. Também fez carícias em MC Gui — e depois até admitiu que havia passado do limite. Ela chegou a desabafar com os fãs sobre a situação e afirmou estar magoada.

Enquanto isso, Léo fazia "piadas" sobre a ex em seu show de "humor" — e aqui valem as aspas porque é difícil rir do que vem a seguir.

Léo conta que demorou dias para falar com ela depois da eliminação. "Só falei com ela depois de dois dias. Ela saiu, e eu estava viajando, então foi muito recente. Mas conversa mesmo, olhar olho no olho, dar um soco na costela... Aí você olha no olho e destrói...", diz ele. A plateia dá risada com a menção à violência.

O humorista pega corda e diz: "Mas eu já mandei uma mensagem subliminar para ela. Quando ela chegou lá em casa, deixei tocando DJ Ivis. Aí ela já fica ligada!" A menção é pelo fato de Ivis ter sido preso esse ano após ter vídeos divulgados batendo na ex-mulher. O público gargalha e aplaude.

Milhares de mulheres sofrem ameaças semelhantes à tentativa de humor de Léo. "Bater para ficar esperta", "Ela provocou", "Tava pedindo" são frases que não têm graça nenhuma porque muita gente dorme e acorda com medo da agressão dentro de casa.

Humor x mimimi x índole

O comentário de Léo é tachado de humor ácido por seus fãs. Besteira. Sugerir que vai bater ou que bateria na ex não parece apenas acidez — há uma questão séria com a índole de alguém que fala isso rindo.

O público de seu show de humor aplaude quando ele diz que a música de um homem indiciado por espancar a mulher serviu como alerta para a sua própria namorada. O homem que tem um relacionamento aberto não pode ver sua mulher acariciando outro homem na TV — dependendo do pacto que eles tinham, isso pode mesmo ter extrapolado as regras do casal. Mas se ele teve a masculinidade ferida com a situação que todo mundo viu em rede nacional, certamente não é sugerindo que bateria nela que vai parecer mais machão. Pelo contrário, só vai parecer asqueroso e sem graça.

E se você acha que isso pode ser engraçado ou que reforça a masculinidade de quem ameaça... bem, talvez tenha algo errado com o seu caráter também.