Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como Rebeca: por que as pessoas demoram para notar que casamento acabou?

Rebeca, personagem de Andréa Beltrão em "Um Lugar ao Sol" (TV Globo): a separação finalmente saiu - Globo/Fabio Rocha
Rebeca, personagem de Andréa Beltrão em "Um Lugar ao Sol" (TV Globo): a separação finalmente saiu Imagem: Globo/Fabio Rocha

Colunista do UOL

16/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois do constrangimento de uma tentativa de troca de casais que Túlio (Daniel Dantas) imaginou em "Um Lugar ao Sol", parece que Rebeca (Andréa Beltrão) finalmente acordou. Ela largou o marido falando sozinho na porta do hotel, não permitiu que ele entrasse em sua casa com flores, falou para a amiga que o casamento acabou e já teve uma conversa longa e consciente com a terapeuta sobre os rumos do fim.

Parece finalmente ter acordado para o que o público já estava ligado há algum tempo: seu casamento não tinha muita solução mesmo. Mas por que Rebeca demorou tanto tempo para se divorciar?

Na sessão de terapia, ela fala sobre o assunto. "Queria que existisse um exame que ateste a saúde mental de um casamento. De dentro, você perde a noção", ela diz. De fato: é complicado perceber que a relação desandou quando se está acostumado com desaforos e falta de respeito. Na correria do dia a dia, o desamor vira uma constante complicada de se diagnosticar.

Vai dizer que não conhece casais que se tratam mal como se fosse a coisa mais natural do mundo? E quando esse casal é você?

Rebeca está triste, com a sensação de que desperdiçou 15 anos — uma vida inteira, segundo ela — com alguém que não sabe quem ela é. "Como você se sentiu?", pergunta a terapeuta. Ela diz que mais sozinha do que nunca.

A solidão a dois é dolorida

Esse talvez seja uma boa evidência de que a relação acabou. Sentir uma desconexão profunda com o par que traz uma sensação de solidão debaixo do mesmo teto. O que adianta ter ao lado alguém que um dia amou se não há a possibilidade de um diálogo que possa amenizar as angústias individuais? Túlio ofereceu um swing para sair do lugar comum, mas Rebeca queria apenas ter alguém com quem conversar.

É isso que ela tem com Felipe (Gabriel Leone). Um bom papo que precede e facilita a excitação sexual. Só separada ela se permite viver isso. E fica claro que gosta muito do que aconteceu entre ela e o rapaz. "Encontrar uma pessoa legal é tirar a sorte grande, encontrar uma pessoa legal depois dos 50 anos é da ordem do milagre", ela diz para a psicóloga.

O melhor é que ela não parece estar desesperada. Tem agonias típicas da mulher madura que finalmente decide terminar a relação que fazia mal. Não sabe se vai encontrar outra pessoa a essa altura da vida, por exemplo. Mas não quer ficar com qualquer um apenas para ter a segurança de um homem ao seu lado — quer estar em uma relação por inteira.

A terapeuta responde, no excelente texto de Lícia Manzo: "Antes mal, do que só acompanhada".

Separar é difícil mesmo. Tem muita coisa em jogo depois de décadas com uma pessoa. Mas a coragem de se libertar daquilo que sufoca enfrentando a dor é libertadora. Dói? Dói demais. Mas antes mal do só acompanhada. Rebeca não deve ficar muito tempo mal e parece ter tropeçado em alguém legal antes do que esperava. Porém, tropeçar em si mesmo (ainda que com todas as dificuldades de uma separação) também é gostoso demais.

Você pode discordar de mim no Instagram.