Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Eliana em foto de biquíni: exploração de seu corpo dura décadas e irrita

Eliana com os filhos em piscina de hotel no RJ: por que precisa ser tenso? - Reprodução Instagram
Eliana com os filhos em piscina de hotel no RJ: por que precisa ser tenso? Imagem: Reprodução Instagram

Colunista do UOL

15/12/2021 14h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eliana é uma mulher magra padrão. Ela tem 48 anos e dois filhos, mas diferentemente da maioria das mulheres comuns, é malhada e musculosa. Mesmo assim ela tem, há décadas, medo de ter o corpo exposto.

A apresentadora postou uma foto feita por um paparazzo na piscina de um hotel no Rio de Janeiro. Na imagem, feita de baixo, ela está de costas, com um biquíni fio dental. Sua filha aparece ao lado. Nos dias anteriores, Eliana já havia postado fotos desse mesmo dia. Em outras imagens, já esteve de biquíni, mas sempre de frente. O clique roubado a incomodou.

"Em 32 anos de carreira NUNCA fui flagrada desta maneira. Foi tão estranho, invasivo, perdi o controle de minha imagem", ela afirma no post. É improvável que alguém julgue o corpo dela na imagem. Não há o que ela chama de "imperfeições", como celulites e estrias em evidência. É uma mulher de quase 50 anos com um corpo magro que aparenta até ser mais jovem.

Porém, como ela, mulheres são fotografadas sem autorização com muita facilidade desde que o celular com câmeras está ao alcance de todos, no bolso. No trabalho, na academia ou na praia, como ela bem coloca em seu post, há sempre alguém que se acha no direito de fazer a foto para mostrar para os amigos via WhatsApp.

A apresentadora afirmou que deixou de brincar com o filho à vontade na praia com medo de ser clicada e exposta. Essa agonia durou anos.

A pressão é tão grande que mesmo ela, com o corpo padrão, se sentia impossibilitada de ter a liberdade de ser como é.

Eliana até posta algumas fotos de biquíni ou roupas curtas, mas há muitas mulheres que não conseguem permitir registros fotográficos em nenhum ângulo com medo do julgamento por sua aparência. Não querem parecer gordas ou flácidas, cansadas, descabeladas ou seja lá qual for o adjetivo. Grande parte se recusa a usar biquíni, outras tantas sequer vão à praia.

Um momento feliz vira taquicardia

Eliana confessa: "Na hora senti taquicardia, minha mão ficou suada, fiquei sem ar. Acredita que parei pra me questionar se errei de ter ido à praia e depois ter subido pra piscina do Hotel, de amigos queridos? Esse post tem um significado importante pra mim, estou me sentindo livre!! Sim, LIVRE!!!".

"A maturidade me fez entender que o corpo é meu, e eu não posso deixar de curtir os meus quase 50 anos por conta do que os outros vão pensar ou falar. Vivo a libertação da pose e a vida como ela é!"

Que sua fala possa causar identificação nas mulheres comuns que vivem sentimentos parecidos mesmo com corpos tão diferentes. Para que a gente possa finalmente se divertir livremente. Você pode discordar de mim no Instagram.