Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Casou às cegas, terminou por áudio: o erro do relacionamento sem maturidade

Nanda e Thiago, de Casamento às Cegas: casamento relâmpago, divórcio mais ainda - Reprodução/ Instagram
Nanda e Thiago, de Casamento às Cegas: casamento relâmpago, divórcio mais ainda Imagem: Reprodução/ Instagram

Colunista do UOL

05/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Casamento às Cegas Brasil é o reality show da Netflix em que os participantes escolhem parceiros que nunca viram, declaram amor eterno e se casam em poucas semanas. Durante sua exibição, em outubro, o público assistia fascinado não só porque é impossível amar alguém em tempo relâmpago, mas também porque as pataquadas machistas dos pretendentes causavam espanto até em quem não costuma militar a favor das mulheres.

A novidade dessa quinta (4) foi uma revelação em um episódio extra para o YouTube. Thiago, o participante que mais irritou quem torcia por finais felizes, terminou por áudio com sua esposa Nanda. Quem conta é a própria. Os que acompanharam a trajetória do casal não ficam exatamente surpresos. Thiago protagonizou cenas machistas e afirmou coisas que ofendem qualquer mulher. Não pareceu em momento nenhum estar preocupado com alguém dele mesmo. Mas exigir que Nanda percebesse isso em um prazo tão curto seria demais.

A gente sabe, os relacionamentos hoje em dia estão um pouco mais imediatistas do estávamos acostumados. A própria pandemia acelerou alguns "morar junto" que careciam de mais alguns meses para entender se o casal daria certo ou não. É o que chamamos corporativamente de período de experiência. Quando a situação é escolher um parceiro para a vida, pode demorar mais de três meses.

Aceleramos também os divórcios. Quantos casais próximos se separaram nos últimos dois anos? Alguns várias vezes.

A DR no Whatsapp é sintoma, não solução

Nesse imediatismo em que vivemos, queremos as soluções rápidas: não dá, por exemplo, para esperar chegar em casa e terminar uma discussão. Assim se dão as longas DRs por Whatsapp, em que ninguém se entende muito bem e invariavelmente a briga só se agrava.

Se a gente mal se ouve quando está nervoso discutindo frente a frente, acha que é possível ler direito o que o outro escreve no momento de tensão? Tudo isso cansa — e cansa muito. O relógio individual do algoritmo de cada um corre rápido demais para que se perca tempo com o que não nos interessa. É daí que sai o ghosting, por exemplo — imagina o perrengue de falar para a pessoa que você não quer mais? Melhor sumir e deixar a pessoa pensando o que houve pelo resto da vida, né?

Eu discordo.

Terminar por áudio é mais um sintoma das relações que perderam algo essencial: olhar para o outro. Relacionar-se, veja só, não é algo que se faz para postar no Instagram, nem contar para os amigos ou tranquilizar a família que você desencalhou.

A gente só se relaciona de verdade quando vê o outro de fato. E isso leva tempo.

As paixões arrebatadoras podem tentar me desmentir, mas a gente só funciona como casal quando, depois de um tempo, ainda enxerga a pessoa ao lado.

Você pode discordar de mim no Instagram.

PS: Nanda está agora namorando com Mack, que também conheceu no programa e a quem chama de homem com quem sempre sonhou.