Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ridicularizar filhas de Gugu é mais grave do que querer um Porsche aos 17

Marina e Sofia Liberato: todo mundo quer ter opinião - Reprodução/Instagram
Marina e Sofia Liberato: todo mundo quer ter opinião Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

26/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma garota de 17 anos reclama que não pode comprar um Porsche. O desejo, fora da realidade de quase todo mundo, parece piada. Na idade dela, um pouco mais. Mas ela termina olhando para a câmera séria e diz: "Eu não fiquei nada feliz".

O nome dela é Sofia Liberato. Pessoas ricas reclamando de coisas que estão muito distantes das possibilidades de civis comuns como eu e você são um prato cheio para as redes sociais. O vídeo, protagonizado por ela e pela irmã Marina, filhas do apresentador Gugu, viralizou.

O buraco é mais... buraco

Desavisados podem pensar que se trata de um desabafo em redes sociais: uma menina rica sofrendo por algo que ela não precisa. Engano: é parte de um vídeo maior, de 18 minutos, em que as irmãs narram as confusões de família em que estão metidas para um juiz, a quem chamam de Excelência.

Elas parecem ter se preparado para isso. Estão maquiadas, produzidas e um pouco nervosas com a situação. A cada história que contam, parecem mais insatisfeitas. A história do Porsche até se perde nas outras questões que envolvem mesada, possíveis mentiras, um desentendimento com o irmão, de 19 anos.

Há algum constrangimento nos fatos narrados, como se fosse um jogral, no video, que deveria ser privado.

Marina e Sofia Liberato se emanciparam aos 17 anos. Elas perderam o pai famoso, Gugu Liberato, após um acidente doméstico em 2019. Já seria trauma suficiente. Mas a mãe, Rose Miriam, briga na justiça desde então com a irmã de Gugu, Aparecida, que detém os direitos sobre a herança das filhas segundo a vontade do próprio falecido.

A relação da mãe dela com o pai foi posta a prova pela família de Gugu — o assunto é tratado pelos Liberato, segundo elas, como "barriga de aluguel" e risinhos de deboche. Rose faz questão que seja tratado como união estável. A herança virou uma disputa judicial em que as meninas são colocadas contra pessoas que amam muito. Estão incomodadas. O irmão ficou do lado da tia e critica as atitudes da mãe e das irmãs.

O viral é sobre ridicularizar uma menina

Porém, quando o vídeo viraliza, nada disso aparece junto. A garota soa como uma pobre menina rica (ela realmente é rica, estima-se que seu pai seja bilionário) que não sabe o que é motivo para sofrer.

Eu ouso dizer que ela tem motivo para sofrer desde que, quando seu pai caiu do telhado, sua vida, como ela conhecia, virou de ponta cabeça.

As redes sociais dos três filhos de Gugu, todos com centenas de milhares seguidores, lotou na tarde de quarta (25) de mensagens de conselhos, broncas e xingamentos. Peritos em vida dos outros escrevem que fulana está certa, que a outra está errada, que o pai não amava ninguém, como no poema de Drummond.

Baseados em informação nenhuma, enchem de comentários de ódio as fotos das meninas. Como se estivesse liberado odiar alguém que tem dinheiro para comprar um carro de luxo, mas está impedida de fazê-lo. As meninas órfãs estão em outro país, mandando um recado para um juiz que provavelmente vai decidir sobre a honra de sua mãe poder dizer ou não que tinha um relacionamento estável com seu pai. Parece uma carga e tanto para adolescentes.

Quem está certo? Não faço a menor ideia. Sei que está errado quem critica e expõe uma menor de idade. Ela tem problemas maiores para lidar. E pode até fugir deles dizendo que o motivo de sua tristeza é não ter ganhado um carro caríssimo. Cada um com sua fuga.

Defendo que ela tenha o carro de luxo que tanto desejou? Muito pelo contrário. Acho que carros de luxo não deveriam nem existir, se nas mesmas ruas pelas quais eles desfilam, pessoas passam fome. Mas esse é outro assunto.

Você pode discordar de mim no Instagram.