Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Aniston e Schwimmer não estão juntos: o que fazer com nossos sonhos agora?

Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Aniston) em "Friends": a gente anda garimpando termurinhas - Divulgação
Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Aniston) em "Friends": a gente anda garimpando termurinhas Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

11/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Meu Deus do céu, outro dia mesmo a gente estava aqui comemorando a singela possibilidade de Ross e Rachel estarem juntos de novo. Quantos anos temos? Que ano é hoje?

O rumor saiu na revista Closer. Não tinha foto e os atores não haviam confirmado até a tarde de quarta (11). Mas o que importaria a veracidade quando estamos lidando com os nossos próprios sonhos de juventude? E como a gente gosta de Jennifer Aniston! Mas a vida, meus amigos, é impiedosa: eles já negaram os rumores. Bem, quem se importa? Sonhar é de graça.

Friends Reunion, o especial da HBO Max, lançado em junho, tem um tanto de melancolia, um pouco de riso e uma daquelas cenas de fazer o coração palpitar: David Schwimmer diz ter tido um crush em Jennifer Aniston durante as gravações da série, que terminaram há 17 anos. Ela confirma que estavam sempre comprometidos, por isso o romance não andou. E que, inclusive, lamentaram terem tido apenas beijos técnicos. Eita.

Durante o talk show especial, ele diz que uma das participações no programa foi "do seu amigo Brad", com desdém. "Pitt", ela repete rindo. Brad Pitt foi namorado de Jennifer no fim dos anos 90.

O coração dos trintões e quarentões, que são cringe faz tempo o suficiente para nem entender o que é cringe, acelerou. Imagina só um revival da vida real de Ross e Rachel? Com uma vantagem arrebatadora: David é muito mais legal que o banana do Ross.

A idealização do romance alheio faz a gente pensar que aquele crush que ficou perdido no passado pode ser a saída perfeita para a pandemia que nunca termina. E ainda dá a impressão que dois amigos queridos, pessoas das quais a gente acostumou com a presença, e que a gente sofreu com o término, estão juntos outra vez. É tudo que a gente precisava: quando sairmos juntos de novo, eles estarão lá, com suas mesmas piadas e...

A beleza salvará o mundo

É claro que não faz o menor sentido pensar tudo isso ao ler uma fofoca sem provas sobre dois atores gringos que nem conhecemos. Importante constatar: eles não são os personagens que amamos. Mas andamos carentes de belezas e sonhos em tempos de tanta fumaça.

Selton Mello disse na terça (10), em seu Instagram, que "a beleza salvará o mundo". É um post sobre seu retorno às novelas, 21 anos depois da última, vivendo o imperador Dom Pedro II. A estreia na segunda (9), balançou as redes sociais de mulheres rendidas ao charme de Selton e sua voz rouca. A gente anda precisando de belezas.

A novela de época tem suas contradições — enquanto os figurinos impecáveis da monarquia são exibidos, vem o pano de fundo da escravidão. Eles prometem que mostrarão a abolição como ela foi. O público assiste esperando a beleza e força da luta, na ilusão de um triunfo negro que na verdade nunca veio. As consequências desses crimes atrozes são vividas pela população negra até hoje.

Que a memória de nossa história e os vilões de nosso passado possam trazer um pouco de consciência para esses tempos sombrios. Depende de como serão mostrados. A ver.

Um rumorzinho como esse de Jen e David anima todo mundo porque tira a gente da realidade. E daí que é mentira, né? Gostoso é dar uma suspirada.

Para isso, também, a gente tem a arte. Ney Matogrosso gravou "Nu com Minha Música", do Caetano. Adriana Calcanhoto está fazendo da tristeza as mais lindas canções. O algoritmo me jogou Roberta Sá, que diz estar se aborrecendo com o jornal, mudando de canal.

Eu sorrio. Imagino que Jen e David estão realmente juntos, andando apaixonados de mãos dadas por uma vinícola na Califórnia. O amor é bonito até quando nem existe. Acho que vou abrir um vinho esta noite.

Os franceses têm uma palavra bonita para isso: naïve. Quer dizer ingênuo, meio bobinho. Às vezes, não é pecado ser naïve. Não tem tristeza que sempre dure, não.

Selton está certo: a beleza ainda vai nos salvar.

Você pode discordar de mim no Instagram.