Estrela da Casa: 5 estratégias da Globo para fazer do reality um sucesso
A Globo quer criar, a partir desta terça-feira (13), uma nova tradição em fãs de reality show, e ter um "um novo BBB" - em fatores comerciais e de sucesso de público - na grade do segundo semestre. O Estrela da Casa, que mistura música e convivência, e reúne em sua primeira edição 14 participantes, é a aposta da emissora.
O núcleo responsável pelo reality é o mesmo que já esteve por trás dos principais sucessos do gênero no canal. Boninho e Rodrigo Dourado escolheram Ana Clara para o papel de apresentadora, e parecem ter uma espécie de fórmula do sucesso nas mãos.
Esta coluna, que, a convite da Globo, esteve nos estúdios do "Estrela da Casa" - que ocupa o mesmo espaço da casa do BBB - lista cinco das principais estratégias da emissora para fazer com que o público embarque e engaje a nova competição. Confira:
Rotina já conhecida do público
Domingo será dia de formação da berlinda, terça-feira será a eliminação. Estrategicamente, o "Estrela da Casa" seguirá a mesma agenda de eventos que o público do BBB está acostumado. De acordo com Boninho e Rodrigo Dourado, isso foi proposital para não causar estranheza nos fãs de reality da emissora.
"Esse hábito que construímos ao longo dos anos e que é o esqueleto do Big Brother foi desenvolvido por nós. Não é uma particularidade do formato. Pensamos no hábito do consumidor, do mercado, e criamos o hábito nas pessoas. Não fazia sentido bagunçar a cabeça agora", afirmou Rodrigo Dourado em entrevista.
Boninho conta que a "fórmula" da rotina é tão boa, que eles foram chamados para ajudar a desenhar o sucesso do BBB no México.
"Temos que explicar tanta coisa neste reality, imagina se eu tivesse que falar que a eliminação da terça acontece na quarta", complementa o diretor.
PPV e programas extras
Outro sucesso do BBB e que será replicado no "Estrela da Casa" é o o pay-per-view. A Globo é elogiada pela transmissão no BBB e contará com toda a sua estrutura e transmissão pelo Globoplay para mostrar a rotina 24 horas dos participantes.
Além disso, também manteve os programas extras, que costumam repercutir ao longo da semana e trazem engajamento.
Na terça, Ceci Ribeiro e Silvero Pereira comandam o Bate-Papo Estrela da Casa, logo após a eliminação, com transmissão no Gshow e Globoplay. No dia seguinte, quarta-feira, Kenya Sade apresenta o "Estrela da Casa-Backstage", no Multishow, com uma conversa com o eliminado da semana.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberHits que poderiam estar no TikTok
Pegando carona no sucesso das músicas que viralizam no TikTok e em plataformas similares nas redes sociais, a produção do Estrela da Casa investiu, com cada participante, em singles que podem facilmente virar um novo hit.
A coluna ouviu as músicas apresentadas pelos candidatos e rapidamente percebeu que se trata de canções no estilo "chiclete" - com refrão simples e historinhas de fácil identificação do público.
Muito provavelmente, as dancinhas de cada música também serão apresentadas pelos participantes, e nós teremos muitos virais ao longo dos 50 dias de programa.
Além da música: participantes que rendem
Se tem uma coisa que a produção da Globo sabe fazer é escolher elenco. Participantes icônicos já passaram pelos diversos realities da emissora, e não será diferente no Estrela da Casa.
Pelo menos, é o que promete Boninho:
O primeiro filtro [para a escolha] foi cantar. Não dava para colocar alguém que não cantasse. Mas quem passou, depois passou por um processo criterioso de avaliação de personalidade. Vocês vão ter boas surpresas!
O diretor continua: "Podem esperar um elenco divertido, de reality, que vai ter encrenca, muito diferente, e que vai chamar a atenção. Temos de tudo!".
Votação aberta e público participativo
Mais uma estratégia da emissora - que funcionou no BBB, e que será aprimorada no Estrela da Casa - é a maneira que o público poderá interferir na competição.
A votação da semana será para salvar um participante, e estará dividida em "voto único" (por CPF) e "voto da torcida". O público, segundo Boninho, também poderá participar de outras maneiras, que serão divulgadas ao longo do programa.
"Terá muito mais participação. As pessoas vão mexer muito mais no jogo. É isso que elas querem fazer. Não posso vetar isso com medo de que grandes torcidas acabem com o jogo", avisou o diretor.
Além disso, o reality musical não terá um confessionário. Lá dentro, a votação entre eles é aberta. Algo que não acontece sempre no BBB, mas que, quando acontece, é sucesso para o público.
O Estrela da Casa estreia nesta terça, às 22h25, logo após a novela "Renascer".
Deixe seu comentário