Topo

Lucas Pasin

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gloria Maria fez tanto no jornalismo que idade é só um mistério charmoso

Gloria Maria é uma das referências no jornalismo  - Divulgação/Globo
Gloria Maria é uma das referências no jornalismo Imagem: Divulgação/Globo

Colunista do UOL

16/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Gloria Maria fez aniversário ontem, e a idade da jornalista virou novamente assunto. O "mistério" - desvendado em uma minuciosa reportagem de Splash - e que muitas vezes foi alimentado pela própria apresentadora, é um detalhe charmoso de uma profissional que vai muito além de números e que mostra há tantos anos sua paixão pelo jornalismo e o talento por contar histórias.

Com memoráveis reportagens e entrevistas, coberturas e viagens internacionais com diversos passaportes carimbados, Gloria escolheu algo para tentar esconder: a idade.

É como se o segredo apenas nos provocasse a querer saber ainda mais sobre ela. E são tantas as apostas e teorias já criadas que, mesmo com provas e números oficiais, não adianta: ainda preferimos duvidar ou questionar se de fato é essa a idade verdadeira de Gloria Maria.

A jornalista já foi vista na televisão por pelo menos três gerações. São 40 anos de jornalismo, como a própria disse durante uma entrevista em 2019.

Nascida em Vila Isabel, no Rio, ela já foi princesa de bloco carnavalesco, se apresentou no programa do Chacrinha, comandou o "RJTV", "Jornal Hoje", "Fantástico", "Globo Repórter", e nos engrandece com novas informações por meio de reportagens especiais que fez ao redor do mundo, como no deserto do Saara, Jamaica e Palestina.

São muitas histórias, muito mais do que os números que desvendam o ano de seu nascimento.

Vale destacar também que o charme de não saber em que ano a jornalista nasceu combina bastante com o fato de que Gloria Maria não demonstra sinais de velhice, nem pela aparência e nem por sua energia. Ela mantém, como dizem, o espírito jovem e se orgulha disso.

Aliás, o segredo para a jovialidade pode estar em algo que a jornalista não fez questão de esconder. Ela revelou ao "Programa do Jô", em 2014, que tomava em média 80 vitaminas e pílulas por dia para manter a saúde. Essa entrevista também viralizou e hoje toma conta do imaginário de quem é fã da apresentadora.

Não será neste aniversário, ou qualquer outro dia, que Gloria Maria revelará o que todos querem saber. Ela já deixou claro que nem em seu obituário quer que pessoas próximas apontem quantos anos viveu.

Esta coluna de Splash deseja que sejam ainda muitos os anos de aplausos, adivinhações e, principalmente, que novas histórias sejam contadas por esta profissional que é referência para os profissionais de jornalismo.