Topo

Lucas Pasin

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Paulo Vieira entrega tudo no 'Domingão' e é 'premiado' com gordofobia

Paulo Vieira e o constrangimento de ter que vestir um cinturão que não cabe - Reprodução/Globo
Paulo Vieira e o constrangimento de ter que vestir um cinturão que não cabe Imagem: Reprodução/Globo

Colunista do UOL

14/08/2022 21h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Paulo Vieira é um fenômeno raro. Ele consegue transformar qualquer tédio de um domingo em arte e gargalhadas, e foi assim na noite de hoje com sua participação na "Batalha do Lip Sync", novo quadro do "Domingão com Huck" (Globo). Vencedor em uma disputa contra a brilhante Letícia Colin, o humorista e apresentador entregou tudo, e o domingo terminaria muito bem, se não fosse um grave erro da produção do programa comandado por Luciano Huck.

O prêmio para o campeão da noite era um cinturão. Paulo, ao visualizar o tamanho do objeto, já entendeu que ele não fecharia em sua cintura. Mesmo assim, causando um enorme constrangimento em quem assistia, tentaram fechar o cinto no corpo do humorista. Ele fez piada, Luciano fez piada dizendo que era para colocar no pescoço, e a gordofobia se transformou no "presente" recebido por ter vencido a disputa.

Fazer piada é uma característica marcante de Paulo Vieira, mas, em muitos casos de gordofobia, é assim que a vítima reage para não se sentir pior.

É a tal "barriga de chopp", o "corpinho de barril", o "resultado do fim de semana", e por aí vai. Sempre tentamos rir para não tornar a situação ainda mais incômoda, especialmente se tratando de um programa de TV.

Mesmo com um talento fora do comum e sua presença cada vez mais recorrente nos programas da Globo, ninguém da produção de Luciano Huck pensou que aquele cinturão poderia não caber em Paulo Vieira.

E, mais, ninguém pensou que a tentativa de "fazer com que caiba" despertasse gatilhos em muitas pessoas que lidam com a gordofobia diariamente. Foi feio.

Se existem pessoas com corpos diferentes - e que seja cada vez mais assim, com diversidade na TV - é preciso pensar se o "prêmio" também veste todos que estão participando. Que fique o aprendizado.

Poderia ter sido um domingo que me faria desligar a TV e descansar tranquilo após rir até ficar com dor. Mas se transformou em mais um dia que o incômodo tomou conta. E não foi só em mim.

  • Em outubro de 2021, Paulo Vieira falou com Splash sobre os trabalhos na Globo. Assista à entrevista: