Topo

Lucas Pasin

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Seria melhor se 'fama' de Thiago Gagliasso tivesse acabado em 'A Fazenda'

Thiago Gagliasso participou de "A Fazenda" em 2011.  - Reprodução/Instagram
Thiago Gagliasso participou de 'A Fazenda' em 2011. Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

05/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Thiago Gagliasso, ex-ator e conhecido como "influenciador bolsonarista", foi condenado a pagar R$ 10 mil por divulgar fake news nas redes sociais. A notícia viralizou, ele reagiu com piadas sobre o assunto nas redes sociais, e tudo isso só nos faz pensar que a fama do irmão de Bruno Gagliasso — com quem não fala após brigas — poderia ter terminado lá atrás, logo após sua participação em "A Fazenda 4" (Record).

No reality show, em 2011, Thiago agradou o público por 74 dias antes de ser eliminado, deixando a atração apenas na décima formação de roça. Em uma votação acirrada, o, até então ator, dividiu a opinião de quem o assistia por mostrar um lado divertido e sem medo de entrega ao programa, tudo que os fãs do gênero gostam. No entanto, de lá pra cá foi só ladeira abaixo.

É fato que ter um irmão mais velho na mesma carreira, e bastante aplaudido por seus trabalhos, não foi fácil para a vida artística de Thiago Gagliasso. As comparações foram inúmeras, mas poderiam ter sido dribladas de várias maneiras, assim como outros irmãos famosos já fizeram.

Ele chegou a atuar em "Luz do Sol" (Record, 2007) e "Mutantes" (Record, 2008). Depois disso, falou em entrevistas que "A Fazenda" fechou portas na televisão. E, pelo visto, os "não" que ouviu o fizeram se tornar um "hater da vida real".

Além de criar um verdadeiro "Casos de Família" ao expor uma briga com o irmão e a cunhada, Giovanna Ewbank, em 2018, por desavenças políticas, Thiago costuma eleger alvos nas redes sociais - normalmente personalidades que criticam o atual governo de Jair Bolsonaro - como Fábio Porchat e Wagner Moura.

Thiago vem ganhando fãs ao transitar entre opiniões políticas, frases de "efeito" e pitacos sobre manchetes jornalísticas. E, vem mostrando que a tal "fama" o ajuda bastante na vida pública.

Em 2019, foi nomeado para um cargo na Secretaria de Cultura do Estado do Rio. Segundo justificativa oficial, em nota, do Governo, foi escolhido por ter "grande número de seguidores", são 740 mil atualmente no Instagram. Se tratava da gestão de Wilson Witzel, que foi cassado em 2021, acusado de corrupção na saúde durante a pandemia.

O influenciador ataca ex-colegas artistas com empenho nas redes sociais. São ataques também contra a obrigatoriedade da vacina de covid-19, veículos de comunicação e até novelas. Seu Instagram parece ser alimentado com conteúdos vindos direto daqueles grupos de Whatsapp com procedência bastante duvidosa.

Toda a raiva mostrada em suas postagens, e a condenação recente por propagação de fake news, vão além de alguém que apenas defende publicamente um partido ou posição política. Nos faz pensar que aquelas "portas fechadas" após "A Fazenda" deveriam ter sido trancadas. Uma fresta, infelizmente, fez com que Thiago seguisse com a tal fama até hoje. E, ao que tudo indica, não é usada da melhor maneira.