Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Eliana perde 2º lugar no ibope para a Record no primeiro semestre de 2022

Eliana perde segundo lugar para a Record - Vans Bumbeers/Netflix
Eliana perde segundo lugar para a Record Imagem: Vans Bumbeers/Netflix

Colunista do UOL

01/07/2022 09h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O SBT termina o primeiro semestre de 2022 atrás da Record quando o assunto é domingo. A apresentadora, que já chegou a ficar mais de um ano na vice-liderança no ibope, perdeu o posto para o combinado entre Campeonato Paulista e Rodrigo Faro com a "Hora do Faro".

Segundo dados da Kantar Ibope Media, que esta coluna de Splash teve acesso, analisados de 02 de janeiro a 26 de junho deste ano, Eliana terminou o semestre na Grande São Paulo com média de 6,4 no ibope. Já a Record, com "Hora do Faro" e Paulistão, alcançou 7,2. Já no ibope nacional, Eliana teve 5,6 contra 6,4 da Record.

Vale ressaltar que no duelo direto entre os programas de auditório, a Eliana segue à frente de Faro no semestre com 6,8 contra 5,5. Ao todo, eles se enfrentaram 25 vezes, com o apresentador à frente somente duas vezes.

Em entrevista recente à esta coluna de Splash, Eliana evidenciou o fato de ser uma mulher que conquistou espaço nos programas de auditório, na programação dominical.

"Durante muitos anos, só existiam homens apresentando programas de auditório. E eu estou há mais de 17 anos falando com o 'público família', sendo uma representante feminina nesse hall que só havia homens. Isso é uma grande conquista", disse.

Assim como Xuxa, que já falou abertamente sobre o assédio que sofria por diretores quando iniciou e, hoje, destaca que não se cala mais, Eliana, quando questionada sobre o início na televisão, explica:

"Mudou muito. Ninguém mais aceita esse tipo de conduta [assédio]. Cada vez mais nós mulheres estamos nos posicionando. Sabemos que existe uma cultura patriarcal, machista, que favorece os homens, mas o que me conforta é saber que as próximas gerações já vão ter uma rede de apoio."