Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Filho de Tenório em 'Pantanal' sobre incesto: 'Shippam e acham um absurdo'

Lucas Leto vive Marcelo, personagem que tem romance com a meia-irmã - Reprodução/Globoplay
Lucas Leto vive Marcelo, personagem que tem romance com a meia-irmã Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

16/06/2022 04h00Atualizada em 20/06/2022 12h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lucas Leto entrou para movimentar ainda mais "Pantanal" (Globo). O ator, de 23 anos, que estreou nas novelas em 2019, com "Bom Sucesso", vive na trama Marcelo, o filho mais velho de Tenório (Murilo Benício) em sua segunda família.

Antes de entrar definitivamente para a história, o personagem já havia aparecido em um "flashback" da meia-irmã, Guta (Julia Dalavia). Os dois se envolveram amorosamente sem saber que eram filhos do mesmo pai.

O Marcelo já chegou causando uma reação nas pessoas que achei divertida. Primeiro, ficaram espantados por ele e a Guta viverem um romance e serem irmãos, e depois vi comentários de pessoas que estavam confusas. Shippam, e também acham um absurdo. Uma contradição do público.

Marcelo estará em breve no Pantanal para conhecer as terras do pai. Lá acontecerá o reencontro do personagem com Guta e os dois ficarão mexidos ao lembrarem que já viveram um romance no passado.

O que posso adiantar é que não houve ninguém na vida da Guta igual ao Marcelo, e o mesmo na vida dele. É uma paixão avassaladora. Ao mesmo tempo existe muita dor também. São meios-irmãos e não sabem como desenvolver isso.

Lucas Leto conta que não tem dificuldades com as cenas quentes na trama, e entrega um comentário que ouviu nos bastidores após gravar com Julia Dalavia:

Eu e a Julia desenvolvemos uma relação de intimidade e respeito. Nas cenas de romance, fico entregue e esqueço das câmeras. No fim, as cenas são tão verdadeiras que já ouvi um colega da equipe dizendo que até 'suspirou' assistindo à gravação.

'Peão da cidade'

Lucas define seu personagem como um "peão da cidade" e conta que Marcelo, estudante de zootecnia, fará de tudo para tomar conta das terras de Tenório e torná-las produtivas. Para encarar o desafio de virar um homem do campo, o ator precisou se preparar, e agora conta querer até comprar uma fazenda no futuro:

Nunca tinha montado em um cavalo. Tive que aprender para o personagem, e confesso, estou apaixonado. Agora quero comprar um. É apaixonante a relação que estou desenvolvendo com os animais.

Lucas Leto aprendeu a andar a cavalo para personagem de 'Pantanal' - Globo - Globo
Lucas Leto aprendeu a andar a cavalo para personagem de 'Pantanal'
Imagem: Globo

Atores negros: 'O público consegue se assistir'

O núcleo em que Lucas Leto foi inserido ganhou modificações para o remake de "Pantanal". O autor Bruno Luperi adaptou a obra e colocou apenas negros na segunda família de Tenório, inserindo também a discussão sobre o racismo.

"O autor tem atualizado certas pautas. A família da Zuleica é de pessoas negras, de São Paulo, bem resolvidos e alto astral. Falam muito de representatividade, mas isso me incomoda um pouco. Ninguém que é preto, como eu, consegue representar todo mundo. A gente precisa de muitas pessoas pretas com a gente. O público, majoritariamente negro, precisa conseguir se assistir, tanto na minha personalidade quanto na de outros atores", diz Lucas.

Bruno Luperi, um homem branco, possui um grupo de Whatsapp com atores negros da trama. Lá, eles trocam ideias sobre as falas dos personagens. Lucas Leto elogia não só o autor, mas toda a equipe:

Ele é muito generoso, e tem toda uma equipe por trás. Temos consultores e outros profissionais pretos também, autores pretos que estão do lado do Bruno e conseguem falar com ele sobre nossas histórias e narrativas. É importante que a gente tenha rostos e corpos na frente das telas, mas que tenhamos também autores e diretores negros contando nossas histórias.