Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Zé Felipe é processado por suposto plágio no hit 'Toma Toma Vapo Vapo'

Colunista do UOL

25/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dos principais sucessos de Zé Felipe na carreira, a música "Toma Toma Vapo Vapo", parceria com MC Danny, que chegou ao topo do Spotify em janeiro deste ano, se tornou alvo de um processo de plágio que corre na Comarca de Bragança Paulista, interior de São Paulo. O compositor José Carlos de Lima Pereira, com nome artístico de Carlinhos Mutuca, alega que a canção foi plagiada da música "Vip Vap", de sua autoria.

Além de Zé Felipe, a agência Talismã Digital, MC Danny e os compositores Lucas Medeiros, Shylton Fernandes e Vinícius Poeta são citados no processo.

Esta coluna de Splash teve acesso ao documento em que Carlinhos Mutuca diz já ter divulgado sua canção "Vip Vap", registrada em 2020, em programas de TV, como "Legendários" (Record) e "Programa do Ratinho" (SBT). De acordo com o compositor, a música "Toma Toma Vapo Vapo" lhe soou familiar devido às palavras utilizadas em seu refrão.

Para justificar o plágio, Carlinhos Mutuca aponta ainda que as palavras "Toma Toma Vapo Vapo" trazem o mesmo sentido sexual de "Vip Vap".

O compositor pede para ser reconhecido como autor de obra que inspirou a canção que virou hit com Zé Felipe. Além disso, Carlinhos Mutuca pede indenização por danos morais.

Para estipular o valor da condenação, Carlinhos Mutuca pede que a Justiça ordene que todos os valores conquistados por meio da canção "Toma Toma Vapo Vapo" sejam apresentados para quantificar o prejuízo sofrido. O compositor pede o valor mínimo de R$ 30 mil.

A música "Toma Toma Vapo Vapo" ultrapassa 119 milhões de streams no Spotify até o momento.

Zé Felipe, a agência Talismã, MC Danny e os compositores Lucas Medeiros, Shylton Fernandes e Vinícius Poeta já foram procurados para apresentarem a defesa.

Procurados pela coluna, a Talismã e Zé Felipe enviaram a seguinte nota: "O escritório do cantor Zé Felipe esclarece através da sua assessoria de imprensa, que tomou conhecimento da ação proposta por José Carlos. Assim sendo, o departamento jurídico está elaborando defesa comprovando que inexiste razão no mérito do pedido, como também que o Zé Felipe é apenas o intérprete da música (cantor), as demais questões deverão seguir entre o Autor e as gravadoras/produtoras."

A coluna também entrou em contato com os compositores citados no processo.

Vinicius Poeta disse: "Neste caso, qualquer leigo percebe que não existe nenhum trecho nem que lembre nada nas duas músicas. Nossa editora já está tomando as providências cabíveis. Fico triste."

Lucas Medeiros contou que ficou sabendo do processo há alguns dias: "Já ouvimos a música e não tem nenhum trecho parecido, muito menos igual".

Shylton Fernandes prefere não comentar o assunto. MC Danny não retornou o contato. O espaço segue em aberto.

Confira as duas músicas: "Toma Toma Vapo Vapo" e "Vip Vap":

Você acha que a música "Toma Toma Vapo Vapo" é parecida com "Vip Vap"?

Resultado parcial

Total de 178 votos
7,87%
92,13%