Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Paula Mattos diz sofrer censura após clipe de romance entre duas mulheres

Paula Mattos no clipe "Duas Caras" - Reprodução
Paula Mattos no clipe 'Duas Caras' Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

10/05/2022 12h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Paula Mattos, um dos nomes femininos em destaque no sertanejo, lançou recentemente o clipe "Duas Caras", em que, pela primeira vez no segmento, duas mulheres contracenam em cenas de romance.

A artista, que é casada há quase 10 anos com uma mulher, conta ter se espantado ao saber que nenhuma outra cantora havia feito isso no sertanejo e lamenta, no entanto, que venha sofrendo denúncias do vídeo no YouTube, o que, segundo ela, dificulta o alcance.

Demorou demais para ter um clipe em que uma cantora sertaneja contracena em um romance com outra mulher, né? Estamos no século 21. Achei que já havia sido feito, mas quando descobri que era a primeira comemorei o fato de poder inovar e trazer essa representatividade para a música.

A sertaneja pretende que "Duas Caras" seja sua música de trabalho do momento e, para isso, criou estratégias de divulgação que incluíam a promoção do clipe no YouTube. Ela explica que pode ter que mudar os planos após enfrentar censura:

Infelizmente temos que lidar como homofóbicos e conviver com o preconceito. Enfrentei um bloqueio no Google e meu clipe foi censurado. Não estou conseguindo trabalhar para que ele seja anunciado, ganhe destaque, e estou muito chateada com isso. Ele está no ar, mas não pode ser promocionado.

Paula diz que o conteúdo do vídeo não pode ser anunciado por conter, segundo o Google, cenas de sexo e nudez:

Você vê clipes muito mais ousados que o meu, mostrando muito mais o corpo, e estão por aí. O meu vídeo traz sensualidade e eu sabia que poderia ser alvo de preconceito. Acredito que tenha recebido muitas denúncias. Mas pergunto: será que se fosse um casal heterossexual isso existiria? Teria essa censura?.

Procurado pela coluna para comentar a denúncia de Paula Mattos sobre o bloqueio de "Duas Caras" para ativações promocionais, o YouTube enviou a seguinte nota:

"Para anunciar nas plataformas do Google, como o YouTube, os anunciantes devem seguir as políticas do Google Ads, que restringem conteúdos que incluem, por exemplo, imagens de nudez. Todas as políticas para campanhas de publicidade no Google Ads podem ser encontradas em nossa Central de Ajuda."

Paula Mattos diz que sertanejo está menos machista - Divulgação - Divulgação
Paula Mattos diz que sertanejo está menos machista
Imagem: Divulgação

'Sertanejo menos machista'

Questionada se enfrentou críticas dentro do próprio meio sertanejo após lançar o clipe de "Duas Caras", Paula Mattos diz que sempre foi vista com muito respeito e aponta que o segmento, sempre considerado muito machista, vem mudando:

O sertanejo já está bem melhor, menos machista. Tive um pouquinho de medo de gravar esse clipe, não vou mentir, mas ser artista é você defender a sua verdade. Quando falo de um trabalho desses, não falo só sobre a Paula, mas sim de várias pessoas que estou ali também encorajando. É inovador no mercado, e no meio sempre recebi muito respeito.

Casada há quase 10 anos, Paula prefere não expor seu relacionamento publicamente e explica a decisão: " A partir do momento que você expõe, tanta coisa acontece, você tem que lidar com situações, e nós preferimos viver mais no privado."