Topo

Leonardo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pink Floyd, Beatles, Elvis: qual é o disco de vinil mais popular do mundo?

O grupo Pink Floyd em sua formação clássica  - Reprodução
O grupo Pink Floyd em sua formação clássica
Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

01/04/2022 15h27

Em meio à escalada do vinil, uma pergunta paira sobre curiosos: qual seria o disco mais popular do mundo? Responder a essa pergunta aparentemente pueril, que tradicionalmente aponta para "Thriller", de Michael Jackson —atestadamente o mais vendido do planeta—, ficou mais fácil.

O serviço de comparação financeira money.co.uk publicou uma interessante lista a partir do site Discogs, maior banco de dados e plataforma de vendas de discos do planeta. Foram considerados 1,3 milhão de álbuns para chegar a um veredicto convincente.

Capa de Wish You Were Here, do Pink Floyd - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
E a medalha de ouro da popularidade vai para...

"Wish You Were Here" (1975), nono trabalho de estúdio do Pink Floyd, famoso por sua capa fumegante, sua canção-título e pela retumbante "Shine On You Crazy Diamond", homenagem ao ex-líder Syd Barrett (1946-2006), que na época já não fazia mais parte do grupo. Um resultado um tanto surpreendente para fãs versados em "Dark Side of the Moon".

Como esse ranking foi feito?

A metodologia considera discos cadastrados por usuários no site e aqueles incluídos nas "wantlists" do Discogs, as listas de álbuns que as pessoas ainda não possuem, mas gostariam. A média é expressa por uma nota que vai de 0 a 10.

Veja abaixo

1. Pink Floyd - Wish You Were Here (LP) 9,06
2. Daft Punk - Random Access Memories (2xLP, 180) 8,63
3. Pink Floyd - The Wall (2xLP, San) 8,53
4. Pink Floyd - The Dark Side Of The Moon (LP, RE, RM, 180) 8,35
5. Michael Jackson - Thriller (LP, Pit) 8,28
6. The Beatles - Abbey Road (LP) 8,23
6. The Beatles - Let It Be (LP, Win) 8,23
8. David Bowie - The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (LP, RE, RM, RP, 180) 8,17
9 The Beatles - Magical Mystery Tour (LP, Los) 8,05
10. Nirvana - Nevermind (LP, RE, 180) 7,93
11. Queen - A Night At The Opera (LP, Emb) 7,89
12. Kendrick Lamar - Good Kid, M.A.A.d City (2xLP, Dlx) 7,79
13. Pink Floyd - The Dark Side Of The Moon (LP, Gat) 7,74
14. Pink Floyd - Wish You Were Here (LP, RE, RM, 180) 7,47
15. Radiohead - In Rainbows (LP, 180) 7,46

Um rápido glossário para você entender melhor as siglas do Discogs

LP: Long play, o famoso disco de 12 polegadas que você tem em casa
2xLP: Disco duplo
RE: Repress, uma "reprensagem" do disco, não a original
RM: Remaster, uma versão remasterizada
180: Edição de 180 gramas
Gat: Gatefold, tipo de capa que você pode abrir como um álbum ou livro
Dlx: Edição deluxe, geralmente com encarte e outros mimos
Emb: Embossed Gatefold, ou embalagem com relevo
Pit: Pitman Pressing, indicação da famosa fábrica Pressing Plant, usada pela Columbia em Pitman (New Jersey), que prensou o disco
Los: Los Angeles Pressing, fábrica em Los Angeles utilizada pela Capital Records
Win: Winchester Pressing, outra fábrica, em Winchester (Virgínia)

Quatro apontamentos necessários sobre o top 15 acima

  • Longe de ser definitivo em seu recorte específico, de uma única plataforma, ele foi elencado usando edições de discos considerados populares, não do disco --obra-- em si. Ou seja, trata-se de um ranking de edições mais populares.
  • Colecionadores da plataforma tendem a procurar álbuns históricos do pop/rock. Pink Floyd e Beatles reinam, com David Bowie e Queen também ganhando espaço. Isso atesta, entre outras coisas, que o vinil é uma cultura que proconiza a memória e o significado simbólico/artístico de um trabalho.
  • A popularidade de títulos mais recentes, como "Random Access Memories" (2013) do Daft Punk e "Good Kid, M.A.A.d City" (2012) do rapper Kendrick Lamar, com suas edições duplas, munidas de livretos e artes lindas, indicam que, além da música, o capricho gráfico também conta muitos pontos no colecionismo, especialmente para a nova geração.
  • O álbum mais incensado dos Beatles na lista é "Abbey Road", vinil mais comercializado na última década, justamente quando os LPs voltaram a ser objetos de desejo.

A legendária banda britânica The Beatles (FOTO: Reprodução) - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

E os músicos mais populares do Discogs?

O estudo da money.co.uk ainda estratifica um ranking de artistas, com os mais possuídos da plataforma. E, outra vez, clássicos dominam, agora com Beatles na dianteira mais de meio milhão de discos catalogados à frente do segundo colocado, o Pink Floyd.

A não ser pelo terceiro posto de David Bowie e o oitavo dos Smiths, que não costumam figurar em listas de mais vendidos da história, nenhuma grande surpresa aqui. Todos são nomes extremamente cultuados.

1. The Beatles - 3.369.578 (cópias registradas)
2. Pink Floyd - 2.815.586
3. David Bowie - 2.178.928
4. Led Zeppelin - 1.879.600
5. Queen - 1.311.065
6. The Rolling Stones - 1.097.877
7. Nirvana - 1.075.811
8. The Smiths - 998.687
9. AC/DC - 957.002
10. Elvis Presley - 934.547

Mais alguns centavos do colunista

Apesar de os números acima não fornecerem uma visão abrangente sobre vendas, ele é um ótimo indicador do atual estado do mercado de discos (novos e usados), sinalizando para onde aponta a bússola de colecionadores.

E é importante entender esses números sob a perspectiva do consumo crescente. Mesmo ainda longe de rivalizar com o streaming —provavelmente nunca o fará—, a mídia física dá mostras de que já consolidou seu retorno e já parece sair da prateleira de "nicho". Uma feliz notícia para nós, colecionadores.

Dois dados que atestam essa conclusão: segundo a Statista, as vendas de álbuns de vinil nos EUA, maiores compradores do mundo, cresceram pelo 16º ano consecutivo. O crescimento foi de 50% em 2021, superando vendas de álbuns digitais e CDs.

Phelipe Siani tem muitas coleções: de discos de vinil, câmeras e até de canoplas de microfone - Mayra Azzi/UOL - Mayra Azzi/UOL
Imagem: Mayra Azzi/UOL

Até que ponto esta volta pode chegar e como ele se comportará à medida que a geração já nascida em ambiente ultradigital passe a protagonizar as tendências, algo que já vem ocorrendo? Estaremos aqui para ver e analisar.

E qual é sua opinião sobre o assunto? Mande uma mensagem nos comentários ou via Instagram (@hrleo) e Twitter (@hrleo_). Quer ler mais textos do colunista? Clique aqui.

E até a próxima datilografada!