Topo

Leonardo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Você guarda seus discos assim? Não faça isso. Eles podem empenar e estragar

Leonardo Rodrigues
Imagem: Leonardo Rodrigues

Colunista do UOL

02/02/2022 04h00

O consumo de discos de vinil tem crescido em tal magnitude que antigos fantasmas estão ressurgindo para atormentar a vida de quem decidiu aderir ao nosso hobby favorito pela primeira vez. Por exemplo: a forma de armazenar os LPs.

Se você é novo no colecionismo, guarde e repasse esta regra, que é básica e preservará seus discos e dinheiro: guarde-os SEMPRE na posição vertical. Sempre. Não importa se estão novos, usados ou caindo aos pedaços —você está comprando certo?

A explicação é simples. Vinis não são como os CDs, repousos em seus estojos acrílicos. Eles são frágeis, acondicionados em capas de papelão, e, por falta de proteção, tendem a empenar ao permanecerem empilhados por muito tempo. E em tempos de calor é ainda pior.

Faça a conta. Cada LP pesa em média 350 gramas com a capa. Portanto, 40 discos criarão uma desnecessária carga de quase 14 kg sobre o primeiro do "montinho". E ele sofrerá.

Inclusive esteticamente

A longo prazo, essa pressão imprime na capa o "anel de disco", a famosa marca do contorno do LP sobre a parte externa do papelão, que ficará lá para sempre. Um clássico dos sebos. Que também implicará em desvalorização no mercado. Cuidar do seu acervo também é cuidar das suas finanças.

Outra coisa: empilhando álbuns você prensará resíduos de poeira, sujeira e micro-organismos que chegam à superfície, muitas vezes imperceptíveis, em direção ao interior dos sulcos. O resultado são discos cheios de chiados e ruídos desagradáveis a cada execução. Tudo o que não queremos.

OK, eles ficarão na vertical, mas onde guardá-los?

Resposta igualmente simples. Móveis resistentes providos de nichos são ótimas escolhas. O ideal são aqueles com nichos de pouco mais de 30 cm de altura, 30 cm de largura e pelo menos 30 cm de profundidade, com capacidade para cerca de 45 discos. Escolha-os bem e de acordo com o volume de sua coleção.

Prateleira com discos de vinil - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Aviso importante

Não superlote sua prateleira. Discos não devem ficar apertados a ponto de dificultar sua retirada e inserção do nicho. Isso pode danificá-los. Eles não são sardinhas. Precisam "respirar" em local arejado, longe do sol e da umidade de armários antigos e baús, grandes depositórios de fungos.

Com esses e outros cuidados paralelos, como a utilização de plásticos internos e externos e de toca-discos de qualidade, LPs são capazes de sobreviver por gerações. Por mais de cem anos.

E não se esqueça de levar a sério a parte do "móvel resistente" citada acima. Não queremos que isto aconteça

Móvel quebrado - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Agora, se sua coleção é modesta, de até uns 50 discos, caixas e cases podem ser boas soluções. As melhores são aquelas de madeira ou metal reforçado que têm cantos internos em ângulo reto. Os arredondados podem levar ao empeno progressivo do vinil.

Caixa de discos de vinil - The Vinyl Factory - The Vinyl Factory
Imagem: The Vinyl Factory

Interessou-se? Assista a este vídeo do nosso amigo youtuber Jarrett New (em inglês), que compartilhas ideias para serem aproveitadas e adaptadas à realidade brasileira.

Ainda falando de peças portáteis, suportes como este abaixo da marca EAPTS*, vendido na Amazon, são estilosos e prometem praticidade. Eles estão pipocando em lojas com designs diferentes e avaliações promissoras. Mas nunca tive ou cheguei a testar nenhum deles.

Suporte para discos de vinil - Amazon - Amazon
Imagem: Amazon

Comprar

Você já?

Então compartilhe sua opinião nos comentários ou mande uma mensagem para mim no Instagram (@hrleo) ou Twitter (@hrleo_). Se você tem outra forma de armazenar sua coleção, compartilhe também. Quer ler mais textos do colunista? Então clique aqui.

E até o próxima datilografada!

*O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos link recomendado neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.