Topo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo supera SBT na média de audiência da Euro em relação à Copa América

A festa de Messi deu ao SBT a liderança no Ibope - Buda Mendes/Getty Images
A festa de Messi deu ao SBT a liderança no Ibope Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Colunista do UOL

12/07/2021 18h05

A Eurocopa e a Copa América terminaram no último fim de semana. E o que também se encerrou foi a guerra fria entre Globo e SBT, com vitória do canal carioca.

Embora o SBT tenha conquistado a liderança do Ibope na noite de sábado com Brasil e Argentina, a sua média na competição foi pior.

Com os cinco jogos transmitidos esse ano, a Globo teve uma média de 14 pontos em São Paulo e 17 no Rio de Janeiro. Já o SBT, que televisionou todos as partidas do Brasil, alguns duelos da Argentina e a disputa entre terceiro e quarto, fechou com média de 12 pontos em São Paulo e 11 no Rio.

No jogo decisivo, que colocou SBT na liderança do Ibope, o canal marcou 21 pontos em São Paulo e 20 no Rio de Janeiro. Enquanto isso, a final da Euro obteve 20 na capital paulista e 22 em solo carioca.

Vale lembrar que apesar de ser considerado bom para a audiência do SBT, a final da Copa América de 2021 ficou muito aquém da de 2019, televisionada pela Globo. Há dois anos, a emissora carioca marcou 41 pontos em São Paulo e 42 no Rio de Janeiro com o jogo entre Brasil x Peru.

Tanto a Copa América como a Eurocopa tiveram transmissões simultâneas de TV fechada. Enquanto o grupo Disney televisionou os duelos sul-americanos, o SporTV estava com as partidas europeias.

O clima de rivalidade entre Globo e SBT rendeu até uma provocação de Galvão durante a final entre Itália e Inglaterra.

UOL

Leandro Carneiro

Editor de Splash, viciado por qualquer tipo de reality show, inclusive aqueles que os famosos vivem na vida real. Jornalista há mais de 10 anos e palpiteiro desde sempre. Se o assunto for esporte, entro em campo também.