Topo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

CNN prefere ibope a seriedade ao manter Alexandre Garcia e perder Colombo

Rafael Colombo segue na CNN Brasil, mas não estará mais com Alexandre Garcia - Reprodução / Instagram
Rafael Colombo segue na CNN Brasil, mas não estará mais com Alexandre Garcia Imagem: Reprodução / Instagram

Colunista do UOL

19/06/2021 04h00

Rafael Colombo é a mais nova derrota da CNN e não estamos falando em audiência. O canal acabou "perdendo" com a saída do jornalista do "Liberdade de Opinião", ainda que ele siga no "Novo Dia". E tudo porque preferiu a audiência, ou seja, Alexandre Garcia, que traz um público específico que normalmente o canal não atingiria sem ele.

Mas não foi a CNN que tirou Rafael Colombo e sim ele que quis sair. Sim, o canal não é o responsável por sua saída, mas carrega a culpa por não ter escutado os apelos do apresentador que não queria mais dividir a cena com um negacionista, ou alguém que é acusado de difundir fake news.

Rafael não estava incomodado em debater ideias com alguém que pensava o contrário dele e sim com alguém que negava fatos. Uma das situações mais incômodas era a defesa insistente da eficácia da cloroquina, opinião, sem nenhum embasamento científico, de Alexandre Garcia.

Em agosto de 2020, Colombo chegou a demonstrar claramente estar incomodado com a situação. Ao falar sobre a morte de Rodrigo Rodrigues e José Paulo de Andrade, dois amigos, Rafael perguntou se eles tinham morrido à toa já que a cloroquina funcionava. Garcia fugiu do assunto, pois não queria falar de "questões pessoais".

Em maio deste ano, eles chegaram a protagonizar uma situação até constrangedora durante o programa. A questão foi a possibilidade de Jair Bolsonaro (sem partido) editar um decreto para "garantir o direito de ir e vir". Garcia disse que concordava com o político.

"O direito à vida também está na Constituição. Os governadores e prefeitos não estão tentando garantir o direito à vida?", respondeu Colombo.

Garcia se revoltou e disse que "não estava sendo entrevistado" e falou que "não sabia se voltariam" a se falar. A CNN? Manteve o jornalista no programa.

Notícias falsas

Vale lembrar que, de acordo com relatório divulgado pelo jornal O Globo, Garcia ganhou R$ 70 mil com audiência e publicidade com vídeos divulgados no YouTube.

Segundo esse relatório, entregue pelo Google a CPI da Covid, Garcia teve 126 vídeos retirados do ar por ele ou pelo YouTube.

UOL

Leandro Carneiro

Editor de Splash, viciado por qualquer tipo de reality show, inclusive aqueles que os famosos vivem na vida real. Jornalista há mais de 10 anos e palpiteiro desde sempre. Se o assunto for esporte, entro em campo também.