Topo

Motivos para mijar em um Grammy

Colunista do UOL

17/09/2020 12h14

No último dia 16 a Internet parou para assistir o meltdown da vez em que Kanye West fazia tweets reivindicando sua liberdade no mercado fonográfico. O cantor alegava ser refém da gravadora, veículos de mídia e premiações. Para provar seu ponto, Kanye argumentava compartilhando documentos de 200 páginas, contatos de supremacistas brancos da Forbes e por fim um vídeo marcante em que ele fazia xixi em uma das suas 21 estatuetas do Grammy em um ato de repudio a premiações.

Mesmo diante de um surto, esse mijão de sucesso foi uma dos assuntos mais comentados e coerentes que o Kanye fez nesse último ano. O motivo? O Grammy é considerado racista.

Uma das maiores evidências desse caso é a cantora Beyoncé e eu posso provar. Como não conseguem roubar o prêmios da maior artista viva sem serem brutalmente criticados, a premiação do Grammy veio nos últimos anos vetando a presença de Deus como vencedora do prêmio mais importante da noite: Gravação do Ano — E é óbvio que isso se repete com diversos artistas em outras categorias, como Kendrick Lamar, que simplesmente perdeu a categoria de rap para um branco na edição de 2014.

Um dos trabalhos boicotados da Beyoncé foi o memorável projeto audiovisual autointitulado BEYONCÉ, lançado de surpresa no final de 2013 e acompanhado por curtas-metragens não lineares que ilustram os conceitos musicais concebidos durante a produção, marcando não só as pistas de dança com seus hits imortais, como também nossos corações e mentes — E se isso você não acha isso marcante, problema seu!!!!!!!

O material do disco incluía temas feministas de sexo, amor monogâmico e questões de relacionamento, chamando atenção não só pelo formato, como também por uma das maiores tours da carreira da cantora, bem como uma estratégia de divulgação que revolucionou até hoje a forma que os artistas trabalham seus discos.

No fim das contas o BEYONCÉ perdeu pra outra pessoa que provavelmente fez um trabalho legal, mas que ninguém lembra. A revolta desse momento foi tão grande que o próprio Kanye brincou ao vivo, insinuando repetir o mesmo episódio do VMA 2009, com Taylor Swift — em que ele subia ao palco para protestar o boicote explícito aos artistas pretos em premiações de música.

A reação do núcleo de elite norte-americano (Jay-Z, Kim Kardashian e companhia limitada) foi impagável ao ver Kanye subindo no palco, confira:

E nem foi ofensivo ok? O próprio vencedor do prêmio naquela noite assumiu em entrevista que a Beyoncé merecia ter levado o Grammy em seu lugar.

Outro episódio decadente aconteceu em 2017, quando o álbum Lemonade perdeu quase todas as categorias da noite, incluindo a mais importante, para o último trabalho da cantora Adele, o álbum 25.

Ok, calma. É evidente que a Adele merece muitos prêmios e que sua música tem tanta excelência quanto a da Beyoncé, mas além de ser uma das maiores obras musicais de empoderamento já lançadas, o Lemonade teve grande destaque em charts musicais e foi o álbum mais aclamado pela crítica de uma artista feminina até hoje. E quem concorda com isso? A própria Adele, que usou o espaço do seu discurso para mostrar ao mundo o quão injusto tinha sido vencer a categoria naquele ano.

"Meu ídolo é a Queen Bey e eu te adoro. Você move minha alma e você tem feito isso pelos últimos 17 anos e eu quero que você seja minha mãe. Eu não posso receber esse prêmio (Gravação do Ano). Eu estou muito agradecida e orgulhosa, mas a artista da minha vida é Beyoncé e o CD Lemonade é monumental e tão bem pensado, que nós conseguimos ver um outro lado de você, um lado que você nem sempre nos deixa ver! Nós te amamos e você é nossa luz!", Complementou. "O jeito que você fez meus amigos negros se sentirem é empoderador. Eu te amo e sempre te amei".

Diante toda essa declaração e reconhecimento, Beyoncé ficou muito emocionada e murmurou "Eu te amo" para a amiga, que após descer do palco quebrou o novo Gramofone e deu um pedaço para quem merecia.

Infelizmente esse mesmo padrão ocorre com o VMA, Oscar, Emmy e diversas outras premiações que movem conversas redes sociais e raramente são questionadas pela postura — Pelo menos por artistas e público branco em geral.

Se o racismo da premiação não é suficiente pra você mijar no seu Gramofone caso ganhe um, você urgentemente precisa rever seus padrões morais e eu lamento muito por essa percepção.