Topo

O precioso legado de Chi Chi DeVayne

Chi Chi Devayne (Reprodução) - Reprodução / Internet
Chi Chi Devayne (Reprodução) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

22/08/2020 17h50

Destaque ao participar da oitava temporada de RuPaul's Drag Race e da terceira temporada de RuPaul's Drag Race All Stars, Chi Chi DeVayne foi uma drag queen americana que partiu essa semana depois de uma luta contra a Esclerose Múltipla, deixando conosco um legado de orgulho e alegrias.

Pra começar, a gata já chamou atenção desde o primeiro dia que apareceu na TV. Ela simplesmente servia glamour entrando na sala com um vestido personalizado pela própria, completamente feito de lixo. A entrada chegou a dividir bastante as opiniões dos fãs do reality show na época.

Ao contrário de suas colegas de edição, a autointitulada "drag barata" tinha ingressado em uma das competições mais notórias do mundo com intenções que iam muito além da fama e reconhecimento. Chi Chi estava priorizando o prêmio de 100 mil dólares oferecido para a campeã, pois possuía inúmeras dívidas que a impediam investir na sua carreira de artista, ao qual também não tinha muito tempo disponível, já que também atendia a uma jornada de dezesseis horas diárias de trabalho, além dos shows em boate que fazia aos fins de semana pra poder se manter.

Sua trajetória foi marcada por altos e baixos e rendeu momentos televisionados lendários com direito a acrobacias em salto agulha, que massacraram suas competidoras...

...E também o feito em que seu vestido se desfaz acidentalmente durante uma dublagem, ao qual ela manteve a pose e transformou em um dos momentos mais marcantes de sua temporada.

A nossa princesa do sul acabou ficando em quarto lugar na edição e apesar de sua trajetória brilhante, Chi Chi admitiu se sentir uma "grande caipira" perto das outras colegas, principalmente por ter vindo do interior e não possuir dinheiro para bancar fantasias extravagantes, comparada a das concorrentes. Inseguranças nas quais ela relatava com frequência em depoimentos e que fizeram com que seu desempenho nos desafios fosse retraído por sua maior sabotadora: Ela mesma.

A lição em O Maravilhoso Mágico de Oz para Dorothy é que ela está procurando por algo que já tem, então talvez eu tenha tudo de que preciso e sou uma Dorothy na vida real.

A estadia da Drag foi tão icônica que a apresentadora Rupaul convidou a lenda para ingressar no All Stars junto à outras Queens que também brilharam em suas respectivas participações.

Durante a segunda chance, Chi Chi mostrou para o que veio, e mesmo não vencendo serviu com desfiles incríveis, muita confiança e nome limpo no SPC.

O carisma único e a notável evolução de sua arte não foram as únicas lembranças deixadas por Chi Chi. Seu legado foi muito além da pose e autoconfiança de uma Drag Queen, foi também um lembrete do fator primordial para subir os degraus da conquista: As nossas origens.

"Não importa de onde você é, isso não tem nada a ver com quão longe você pode ir. Nunca tenha vergonha de como você anda, fala, porque essa será a chave para o seu sucesso."

Descanse em paz, Chi Chi.