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Guilherme Ravache

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

YouTube em guerra com Roku exige privilégios e esquenta briga por sua TV 

Roku Express - Roku Express
Roku Express Imagem: Roku Express

Colunista do UOL

26/04/2021 14h03

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Resumo da notícia

  • A Roku é uma grande dor de cabeça para os gigantes do entretenimento que se sentem cada vez mais ameaçados pelo crescimento da plataforma
  • O YouTube se tornou o mais recente adversário da Roku. A plataforma de vídeo do Google estaria exigindo tratamento especial para permanecer
  • A Roku diz que o Google está ameaçando remover o YouTube TV para forçar a Roku a conceder acesso preferencial aos dados dos consumidores
  • Outra demanda do Google seria criar uma linha de resultados de pesquisa dedicada ao YouTube
  • A Roku diz que o Google também exigiu que ela bloqueasse os resultados de pesquisa de outros provedores de conteúdo de streaming
  • Recentemente, a Roku enfrentou batalhas com Warner, Fox e NBC; confrontos com parceiros deve se intensificar à medida que plataforma cresce

Até bem pouco tempo, a Roku era vista como uma ideia sem futuro. Uma ameaça tão pequena que, no passado, emissoras de TV, empresas de streaming e até o YouTube não se importaram em aderir à plataforma para aumentar o alcance entre os usuários e ganhar um extra com o conteúdo.

O tempo passou e a ideia de conectar os usuários aos seus conteúdos de streaming favoritos se provou genial e tornou a Roku em um fenômeno. Mas também a transformou em uma grande dor de cabeça para os gigantes do entretenimento.

A Roku já vale mais de R$ 250 bilhões e é o distribuidor líder de aplicativos de streaming de vídeo nos EUA. A empresa também cresce na venda de publicidade e começou a disponibilizar conteúdo próprio. Ou seja, a Roku cada vez mais é um grande competidor das TVs e das plataformas de streaming.

Por outro lado, as TVs e as plataformas de streaming não querem sair da Roku porque o alcance e influência entre os usuários é grande demais para ser ignorada. No Brasil, a plataforma também cresce rapidamente e ganha popularidade. Por hora a medida do Google não afetará o Brasil, visto que o YouTube TV não está disponível aqui. Mas se o Google seguir com sua ameaça de também tirar o YouTube da Roku, nesse caso, poderia haver impacto.

Os consumidores podem ter acesso a aplicativos de streaming de várias maneiras, mais comumente por meio de dispositivos set-top (as caixinhas) como Roku, Apple TV. e FireTV, da Amazon. Ou "sticks" (bastões) que se conectam às telas, como o Chromecast. E há as novas TVs, que vêm com um sistema operacional da Roku ou de outros fornecedores, que permite o acesso integrado aos aplicativos de streaming.

Briga com o YouTube

O YouTube se tornou o mais recente adversário. Nesta segunda-feira, a Roku notificou seus usuários por e-mail que o YouTube TV (serviço de streaming de TV do YouTube nos Estados Unidos) pode ser forçado a sair da plataforma. Segundo a Roku, o Google está impondo demandas anticompetitivas que incluem pedidos de tratamento preferencial de seus aplicativos YouTube TV e YouTube dentro da Roku.

A Roku e o Google competem em vários aspectos, incluindo dispositivos de hardware de TV inteligente, sistemas operacionais de TV inteligente e conteúdo de TV inteligente.

Segundo reportagem da Axios, a Roku diz que o Google está ameaçando remover o YouTube TV para forçar a Roku a conceder acesso preferencial aos dados dos consumidores. O acesso aos dados dos consumidores que o Google pede é uma das razões da Roku ter se tornado tão valiosa. Esses dados permitem que a publicidade seja segmentada, o que a torna mais eficiente, permitindo à plataforma cobrar mais pelos anúncios.

Outra demanda do Google seria fazer coisas que não acontecem em outras plataformas de concorrentes de streaming, como criar uma linha de resultados de pesquisa dedicada para o YouTube dentro da interface de SmartTV da Roku e dar aos resultados de pesquisa do YouTube um posicionamento de maior destaque

A Roku diz que o Google também exigiu que ela bloqueasse os resultados de pesquisa de outros provedores de conteúdo de streaming enquanto os usuários usam o aplicativo do YouTube no sistema de Roku.

Outra alegação é que o Google pediu para favorecer os resultados de música do YouTube a partir de comandos de voz feitos no controle remoto do Roku enquanto o aplicativo do YouTube está aberto, mesmo se a preferência de música do usuário estiver definida como padrão para outro aplicativo de música, como o Pandora.

O Google também teria ameaçado exigir que Roku use determinados chipsets ou cartões de memória que forçariam a Roku a aumentar o preço de seu produto de hardware, que compete diretamente com o Chromecast do Google.

E tudo isso no mesmo momento em que o Google está sendo investigado por práticas monopolistas em diversas partes do mundo.

Outras batalhas

No final do ano passado, a Roku encerrou um impasse de oito meses com a WarnerMedia após entrarem em um acordo sobre os valores a serem pagos. A Roku também esteve em disputa com a Fox Corp. e a NBCUniversal, da Comcast Corp., que lançou seu streaming Peacock nos EUA.

Uma das razões para o fim do impasse entre a WarnerMedia e a Roku foi o lançamento de "Mulher Maravilha 1984", ambos queriam aproveitar o interesse da audiência.

Muitos comentam sobre a guerra do streaming e imaginam que a disputa será entre Netflix, Amazon Prime e plataformas de grupos TV como o Globoplay e Disney+. Mas o grande confronto possivelmente será entre empresas de streamings e sistemas operacionais de TV, como a Roku. Se existe uma lição que a Apple, com o iOS; e o Google, com o Android ensinaram, é que quem controla o sistema operacional controla todo o mercado.

E ninguém quer abrir mão do nascente mercado de streaming que cada vez mais recebe os usuários que estavam na TV aberta e no cabo. Ainda veremos muitas batalhas da Roku.

Comunicado da Roku (em tradução livre)

O Google está tentando usar sua posição de monopólio no YouTube para forçar a Roku a aceitar termos predatórios, anticompetitivos e discriminatórios que prejudicarão diretamente a Roku e nossos usuários. Considerando os processos antitruste contra o Google, investigações por autoridades de concorrência de comportamento anticompetitivo e audiências no Congresso sobre as práticas do Google, não deve ser surpresa que o Google agora esteja exigindo termos injustos e anticompetitivos que prejudicam os usuários do Roku.

Garantir uma ótima experiência do consumidor e um valor excepcional para streamers é o núcleo de nosso negócio. Estamos decepcionados com o fato de o Google ter se recusado a aceitar nossa proposta de estender o YouTube TV
à Roku. Roku não está pedindo ao Google um único dólar adicional em valor. Simplesmente não podemos concordar com termos que manipulem os resultados de pesquisa do consumidor, aumentem o custo de nossos produtos e violem as práticas de dados da indústria estabelecidas. O Google já está sob o fogo de governos de todo o mundo por manipular os resultados das buscas. É ultrajante que o Google agora tente insistir em manipular os resultados de pesquisa de Roku também.

Somos uma empresa independente que construiu a plataforma de streaming número 1 nos EUA, sempre colocando os consumidores em primeiro lugar. Nosso objetivo é trazer aos consumidores uma ampla seleção de conteúdo e ajudar os produtores de conteúdo a construir públicos grandes e valiosos. Acreditamos que os consumidores podem se beneficiar com o Google e a Roku chegando a um acordo justo que preserve o acesso dos consumidores ao YouTube TV, proteja os dados do usuário e promova um mercado competitivo, livre e aberto. Estamos empenhados em tentar alcançar esse objetivo.

Versão original do comunicado

We recently learned that Google may revoke consumers' access to YouTube TV on Roku.

Google is attempting to use its YouTube monopoly position to force Roku into accepting predatory, anti-competitive and discriminatory terms that will directly harm Roku and our users. Given antitrust suits against Google, investigations by competition authorities of anti-competitive behavior and Congressional hearings into Google's practices, it should come as no surprise that Google is now demanding unfair and anti-competitive terms that harm Roku's users.

Ensuring a great consumer experience and an exceptional value for streamers is the core of our business. We are disappointed that Google has so far refused to accept our proposal to extend YouTube TV on Roku. Roku is not asking Google for a single additional dollar in value. We simply cannot agree to terms that would manipulate consumer search results, inflate the cost of our products and violate established industry data practices. Google is already under fire from governments around the world for manipulating search results. It is outrageous that Google would now try to insist on manipulating Roku's search results as well.

We are an independent company?that has built the No. 1 streaming platform in the U.S. by always putting consumers first. Our goal is to bring consumers a wide selection of content and to help content producers build large and valuable audiences. We believe consumers stand to benefit from Google and Roku reaching a fair agreement?that preserves consumers access to YouTube TV, protects user data and promotes a competitive, free and open marketplace. We are committed to trying to achieve that goal.