Topo

Histórico

Fefito

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Jô Soares era a rara definição de artista completo em todas as áreas

Colunista do UOL

05/08/2022 12h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jô Soares conseguiu um feito raro ao longo dos mais de 60 anos de carreira. Ao contrário da maior parte dos artistas do país, ele, que morreu nesta sexta-feira, aos 84 anos, provou ser bom em todas as áreas nas quais se arriscou. E conseguiu sucesso sem questionamentos. Jô foi ator, emplacou personagens icônicos como Capitão Gay, esteve em produções lendárias como "Família Trapo", na qual viveu Gordon. Também foi roteirista e assinou atrações cultuadas como "O Planeta dos Homens" e "Faça Humor, Não Faça Guerra".

Na televisão, estrelou humorísticos que permeiam até hoje o imaginário nacional, como "Viva o Gordo" e "Veja o Gordo". Depois de alcançar o sucesso no humor, decidiu fazer a transição de carreira e trazer para o país o formato de talk show, até então tão americano. "Jô Soares Onze e Meia" deu tão certo que abriu caminhos para outros programas no ar até hoje, como "Conversa com Bial" e "The Noite".

No teatro, subiu ao palco como ator, mas também emplacou enormes sucessos como diretor. Na música lançou discos em parceria com os colegas do sexteto - além de tudo, Jô tocava diversos instrumentos, como bongô e trompete. Na literatura, seus livros viraram best sellers, sem exceção, com "O Xangô de Baker Street" levado ao cinema. Nas artes plásticas, também pintava. E tinha por hobby cortar os cabelos dos amigos.

Num país que normalmente estranha atores que tentam enveredar por outras áreas, Jô Soares conseguiu sucesso em tudo a que se propôs. Virou grande exceção à regra, muito porque fazia bem tudo em que se arriscava. O legado construído pelo ator, roteirista, humorista, escritor, músico, diretor, pintor é inestimável.