Topo

Histórico

Fefito

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Samantha Schmütz errou feio com Juliette - e deveria pedir desculpas

Colunista do UOL

16/05/2022 15h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cada vez mais politicamente ativa nos últimos anos, Samantha Schmütz já causou polêmica por cobrar posicionamento de artistas que se dizem neutros. No ano passado, chegou a bater de frente com Juliana Paes, por exemplo. E, de fato, em tempos como os atuais, cabe a boa parte dos artistas trazerem crítica e reflexão por meio de seus trabalhos ou declarações. Nesta segunda-feira (16), no entanto, a atriz errou feio.

Ao ver uma postagem no Instagram repercutindo uma frase de Juliette, campeã do "BBB 21", no "Altas Horas" do último sábado (14), Samantha escreveu: "Acho ótimo se posicionar. Mas ela é artista?". A cantora disse a Serginho Groisman: "Como pessoa anônima, eu já fazia questão de participar de tudo aquilo que refletisse na sociedade, ou em mim, contribuir de uma forma positiva. Como artista eu acho que é uma obrigação. A gente tá num lugar de destaque, a nossa carreira não é só para nós, a gente tem um papel social, então acho que tudo que atinge a sociedade nos diz respeito. Eu, como artista hoje, que estou me tornando, eu acho que é obrigação. Eu como artista hoje, que estou me tornando".

O deboche de Samantha parece despropositado e chega em um momento em que artistas tentam se unir em torno de causas progressistas. Além de criar um ruído desnecessário, esse ataque a Juliette é antiquado. Ao desqualificá-la como profissional a atriz repete um antigo preconceito de celebridades contra ex-BBBs. Grazi Massafera, em seu começo de carreira, era menosprezada por amigos de elenco. Hoje é uma estrela, já provou que com estudo e dedicação é possível crescer na vida.

Juliette não foge a essa regra. Para além dos fãs dedicados, a campeã do reality show tem lançados músicas que valorizam a cultura nordestina e ganham lugar nas paradas de sucesso. Juliette pode ser uma artista da qual Samantha ou qualquer outra pessoa não consuma, mas não se pode negar sua arte e sua possibilidade de trabalhar. Pegou mal. Foi feio. Samantha, que é admirável em muitos de seus discursos, deveria rever sua fala e pedir desculpas.