Topo

Histórico

Fefito

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Com eliminação de Jessi, 'BBB 22' confirma que virou uma questão de gênero

Colunista do UOL

17/04/2022 23h54Atualizada em 18/04/2022 13h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pela primeira vez na história do "Big Brother Brasil", a reta final do programa é formada apenas por homens. Seis integrantes do time masculino disputam o prêmio de R$ 1,5 milhão num reality show que viu polarizações causadas pela opressão sofrida por algumas das mulheres confinadas nas últimas edições.

Jessilane, eliminada com 63% dos votos, seria provável campeã em outras temporadas. Professora, batalhadora, humilde, sensata, de opinião firme, ela era forte candidata ao primeiro lugar. Pecou por não se posicionar fortemente no jogo logo no início, mas seguiu resiliente.

Como última integrante das mulheres escaladas para o programa, Jessi prova que sua saída se dá, sim, por uma questão de gênero. Ao contrário dos anos anteriores, o público decidiu acolher os homens da casa mais vigiada do país, provavelmente por enxergar neles histórias passíveis de redenção.

Eliezer passou o jogo apoiado em Vyni, Maria e Natália. Foi perdoado. Scooby entrou julgado pela relação com Luana Piovani. Foi acolhido. Assim como Arthur, que viu o país perdoar suas múltiplas traições. O martelo do povo foi mais pesado para as mulheres em 2022. E precisará de algum tempo para entender a razão de tudo isso.