Topo

Histórico

Fefito

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Pantanal': Autor deve retomar trama original e inédita de Madeleine

Bruna Linzmeyer e Karine Teles interpretam Madeleine em "Pantanal" - Divulgação/Globo
Bruna Linzmeyer e Karine Teles interpretam Madeleine em "Pantanal" Imagem: Divulgação/Globo

Colunista do UOL

01/04/2022 13h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem assistiu a "Pantanal" em 1990, na TV Manchete, sabe que Madeleine, personagem vivida por Ítala Nandi, morre em um acidente de avião, quando está rumo ao Mato Grosso do Sul. O que nem todo mundo imagina, no entanto, é que essa não era a trama original.

A personagem só foi tirada da história porque a atriz pediu para sair. "Há anos eu tentava produzir um filme na Índia e, por causa do meu sobrenome, aprovaram o projeto e disseram que tinha um mês para estar lá e filmar. Até hoje sou a única brasileira a ter feito uma coprodução com o governo da Índia", afirma Ítala, em entrevista a este colunista no programa "Mulheres". "O (diretor) Jayme Monjardim entendeu e ficou muito feliz por mim, mas o autor (Benedito Ruy Barbosa) ficou chateado e eu entendo ele."

Fato é que a Madeleine nunca esteve destinada a morrer. E, agora, na nova versão da novela feita pela Globo, Bruno Luperi, o autor dá sinais de que deve retomar a trama original e inédita.

Na sinopse inicial de "Pantanal", Madeleine sofreria, sim, um acidente de avião. Tempos depois, no entanto, descobriríamos que ela foi resgatada e vinha sendo cuidada pelo Velho do Rio (Claudio Marzo). Dessa maneira, ela, considerada rica e fútil, encontraria em meio à natureza o sentido da vida.

A coluna apurou que no remake da Globo, Madeleine - vivida por Bruna Linzmeyer na primeira fase e Karine Teles na segunda - será dada como morta após o acidente de avião. Ocorre que os corpos dela e do piloto não serão encontrados. Um claro sinal de que a novela deve retomar uma ideia interrompida pelas circunstâncias 30 anos atrás.