Topo

Histórico

Fefito

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após apologia a partido nazista, podcast de Monark perde patrocinadores

Monark, do podcast Flow  (Imagem: reprodução) - Reprodução / Internet
Monark, do podcast Flow (Imagem: reprodução) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

08/02/2022 13h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vai custar caro para o podcast Flow a fala de Monark sugerindo a existência de um partido nazista no Brasil.

Assim como ocorreu quando o influenciador questionou se "ter opinião racista é crime", patrocinadores começaram a abandonar o programa após pressão popular.

O cartão de benefícios Flash, por exemplo, veio a público afirmar que encerrou a parceria imediatamente. "Diante de absurdos como esse, é preciso agir, e solicitamos o encerramento formal e imediato de nossa parceria com os estúdios Flow", diz o comunicado.

A FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) também rompeu contrato com o Flow, que transmitiria o Campeonato Carioca. O mesmo ocorreu com SportsBet e Fatal Model e Phillip Mead Store.

A Puma conta ter pedido para que sua marca fosse retirada das ações do podcast, mesmo não sendo uma atual patrocinadora, caso parecido com o iFood e a Mondelez.

Plataformas como YouTube e Spotify ainda não se manifestaram quando questionadas sobre a razão de manter esse tipo de conteúdo sendo propagado no ar. Nas redes sociais, a pressão é grande.

Importante reforçar: No Brasil, de acordo com o artigo 20 da Lei 7.716, é crime fabricar, comercializar e distribuir símbolos para divulgação do nazismo.