Topo

Histórico

Fefito

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'5X Comédia' consolida gênero de 'humor pandêmico', mas chega com atraso

Gregório Duvivier em "5X Comédia", série do Amazon Prime Video - divulgação/Prime Video
Gregório Duvivier em "5X Comédia", série do Amazon Prime Video Imagem: divulgação/Prime Video

Colunista do UOL

27/03/2021 12h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Passado um ano do início da pandemia e do isolamento, o coronavírus tem surgido com cada vez mais constância nas produções audiovisuais. Seja na novela "Amor de Mãe" ou na série americana "This Is Us", o "novo normal" tem surgido como pano de fundo nas tramas. Mas é na comédia que o covid-19 tem feito surgir uma espécie de subgênero, que podemos batizar de "humor pandêmico". Recém-lançada pela Amazon Prime, "5X Comédia" é a prova disso.

Inspirada no bem-sucedido projeto teatral de mesmo título, a série acompanha, ao longo de cinco episódios, personagens em situações motivadas pelo isolamento. Há quem faço um confinamento dentro confinamento em casa ou que decida se render a novos tipos de trabalho e festas por meio de videoconferências, por exemplo. Todas estas narrativas se relacionam de alguma maneira com o ajuste cotidiano provocado pela pandemia, mas, é impossível, no entanto, não achar que esta produção chega com certo atraso.

Para a maior parte das pessoas, as situações do dito "novo normal" já são apenas normais, foram incorporadas ao cotidiano e perderam parte do apelo inusitado. Além disso, outros seriados investiram no mesmo tipo de humor, caso do ótimo "Diário de um Confinado", do Globoplay, que teve duas levas de episódios lançadas em questões de meses.

Há, no entanto, bons momentos, em especial o episódio estrelado por Martha Nowill, que, grávida, decide ganhar a vida como "camgirl". Experiente, a atriz entrega uma das melhores personagens de sua carreira na melhor história desta produção. O mesmo bom desempenho deve ser ressaltado sobre Rafael Portugal, que rouba a cena como um porteiro que tem de lidar com um morador folgado e mimado. Tivesse sido lançada meses atrás, "5X Comédia" teria impacto diferente. Agora, parece remeter a algo que já deixou de ser novo e virou rotineiro. Ainda assim, é uma boa aposta da Amazon.