Topo

Histórico

Fefito

Em 2021, grande desafio da Globo é recomeçar do zero departamento de humor

Marcius Melhem, ex-diretor do núcleo de humor da Globo - Globo/Victor Pollak
Marcius Melhem, ex-diretor do núcleo de humor da Globo Imagem: Globo/Victor Pollak

Colunista do UOL

04/01/2021 12h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Emissora começa o ano com a programação de humor praticamente esvaziada
  • Todos os programas criados por Marcius Melhem foram cancelados pela Globo
  • Canal colocará novo humorístico em maio, mas terá de mostrar que retomou trabalhos em ambiente livre de assédios

O escândalo das acusações de assédio moral e sexual contra Marcius Melhem implodiu projetos de anos na Globo. O "Zorra", reformulado, vinha consistentemente recebendo elogios. O "Fora de Hora" apostou em nomes promissores como Paulo Vieira e Renata Gaspar. O "Isso a Globo Não Mostra" deu continuidade à proposta do "Tá No Ar" de falar mal da própria emissora e brincar até mesmo com publicidade. Tais empreitadas caíram por terra, uma vez que todos os projetos em que o ex-diretor estava envolvido foram cancelados.

A Globo começa 2021 com sua grade de humor praticamente esvaziada. O grande desafio da empresa é recomeçar o departamento do zero. Será preciso, mais que rever novas práticas e processos internos, entender o quanto de dano Melhem trouxe à imagem dos programas do canal. Naturalmente, haverá expectativa sobre o tom e o formato dos projetos que irão compor esta retomada.

Por enquanto, o escritor Antonio Prata é um dos nomes fortes da área e desenvolve um humorístico semanal para estrear em maio, nas noites de sábado ou quinta-feira. A atração vai misturar esquetes sobre o noticiário e a programação de TV. Além disso, o roteirista supervisionará dois outros projetos: "Encantado's", série ambientada no subúrbio do Rio de Janeiro, e uma nova comédia estrelada por Heloísa Perissé.

Com a troca de comando de departamentos de produção e dramaturgia na Globo, é lógico esperar que a área de humor seja também contemplada com mudanças. Mas, mais do que um novo organograma, este departamento precisa se livrar da imagem de um local onde havia práticas de assédio. Apostar na diversidade e em mulheres em cargos de comando pode ser um bom começo. É preciso começar do zero, mas começar diferente. Este, junto com gravações em meio a uma pandemia, certamente será o grande desafio da emissora neste ano.