Topo

Histórico

Fefito

Nem Jojo, nem Biel: Marcos Mion é o grande vencedor de "A Fazenda" em 2020

Marcos Mion apresenta "A Fazenda" há três temporadas  - Edu Moraes/Record TV
Marcos Mion apresenta "A Fazenda" há três temporadas Imagem: Edu Moraes/Record TV

Colunista do UOL

17/12/2020 07h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Apresentador mostrou jogo de cintura para contornar as muitas saias justas ao longo da temporada
  • Há três edições no comando do reality show, Mion consolidou seu talento e deu um salto de popularidade
  • Além disso, o apresentador conseguiu humanizar sua figura junto ao público e se tornou indispensável ao projeto

Com uma temporada de inegável sucesso, muita gente saiu de "A Fazenda" bem maior do que entrou. Raissa Barbosa, Lidi Lisboa e Lucas Selfie, por exemplo, angariaram um grande número de fãs e passaram a ser nacionalmente conhecidos. Da mesma maneira, peões como Lipe Ribeiro conseguiram reposicionar sua imagem e deixar para trás um passado cheio de críticas. Embora boa parte dos participantes tenha pela frente um futuro de sucesso nas redes sociais e um deles vá deixar o programa com R$ 1,5 milhão no bolso na noite desta quinta-feira (17), o real vencedor está do lado de fora e atende pelo nome de Marcos Mion.

De talento reconhecido desde os tempos da MTV, quando registrava audiências nunca alcançadas pela emissora musical com programas como o "Piores Clipes do Mundo", o apresentador sempre mostrou ser alguém cheio de criatividade e levou ideias fora da caixa para a Band, com o "Descontrole" - posteriormente chamado de "Sob Controle" - e para a Record, com o "Legendários". Depois de uma breve passagem pelo mundo dos reality shows em "A Casa", foi em "A Fazenda" que Mion se encontrou. E foi agora, na edição de maior sucesso da última década, que ele consolidou seu talento junto ao grande público.

Sempre inventivo e com boas sacadas, o apresentador conseguiu aos poucos imprimir sua marca. Seja no discurso intenso - sempre finalizado com alguma referência pop - ou na coleção de objetos de seu cenário, a leveza e o bom humor característicos dele estão presentes. Há, no entanto, que se reconhecer: os problemas que Mion enfrentou ao longo da décima segunda temporada não são fáceis de encarar e deixariam muita gente experiente desesperada em frente à câmera.

Em pelo menos duas provas do fazendeiro, houve erro de apuração. Em dado momento, ele surgiu com papel e caneta na mão para fazer a conferência da matemática. Por diversas vezes, teve ser o mensageiro da direção para depois voltar atrás no que falou - quando Biel burlou o segredo da prova de fogo e quando Jojo Todynho foi erroneamente empossada como fazendeira na última disputa pelo chapéu. Tamanha era a pressão a qual estava submetido que chegou a chorar ao vivo.

Em todos estes momentos, a figura do apresentador foi humanizada. O modo delicado como trata os confinados é prova disso. Mion deu um salto de popularidade. Se tornou figura indispensável para o programa e também o público que o acompanha. Ele entendeu que o diálogo com o espectador é importante. Mais do que isso: ficou maior do que "A Fazenda". Terminará 2020 com a missão mais do que cumprida. Antes, no entanto, ainda comandará junto com Sabrina Sato a edição deste ano do "Família Record" no próximo dia 23.