Topo

Histórico

Fefito

Descaso de 'A Fazenda' com Jojo prova que não há paridade entre jogadores

Jojo Todynho está em uma das últimas roças de "A Fazenda" - Reprodução/Playplus
Jojo Todynho está em uma das últimas roças de "A Fazenda" Imagem: Reprodução/Playplus

Colunista do UOL

14/12/2020 00h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Com joelho machucado, cantora não teve nem mesmo o direito de sentar confortavelmente nas roças
  • Direção de "A Fazenda" ainda a desqualificou de etapa de prova, ao invés de pedir que alguém a substituísse
  • Provas do reality show são prova de que pessoas mais velhas ou fora do padrão saem prejudicadas

É obrigação da produção de "A Fazenda" garantir o bem estar dos participantes. Se alguém se machuca, é preciso que haja atendimento médico. Se alguém precisa de remédio ou é alvo de algum acidente, é necessário que exista medicamento ou equipe de bombeiro. Apesar dessa regra de ouro, o reality parece esquecer de um princípio básico: garantir a equanimidade entre os confinados. E, nesse sentido, a décima segunda edição do programa é a prova de que não há paridade entre os concorrentes a R$ 1,5 milhão.

Maior exemplo disso é o que tem ocorrido sistematicamente com Jojo Todynho. Nesta semana, a cantora machucou o joelho durante uma prova. Depois de uma roça, teve de ser amparada por Mariano e Lipe. Passou dias mancando. Durante a votação de sexta-feira, a funkeira não conseguiu sentar nos bancos dos roceiros. Eram altos demais e sua lesão não daria conta de se apoiar. Neste domingo (13), sabendo que com toda a certeza Jojo estaria indicada à berlinda, a produção voltou a não pensar nela e seguiu usando o banco no qual ela só consegue se apoiar de pé. Pensar em assentos mais baixos e confortáveis, nem pensar.

Na madrugada de sábado (12) para domingo a situação se repetiu na prova em que os eliminados voltaram. A funkeira não conseguiria participar de uma das etapas por estar machucada. Ao invés de pedir que alguém de sua equipe repetisse o percurso em seu lugar, a direção do programa achou que a melhor solução seria simplesmente desqualificá-la do jogo.

Não é de hoje que "A Fazenda" mostra que não há paridade entre os participantes. Provas que mais parecem aulas de crossfit constantemente prejudicam peões mais velhos ou fora dos padrões de corpo sarado. O mínimo que se espera é que todos possam competir em pé de igualdade.

No caso de Jojo Todynho, é ainda mais grave porque o reality show parece não ter dedicado um único minuto a pensar em seu bem estar. Pessoas gordas não precisam de favorecimento, mas, sim, de tratamento justo. E não dar à cantora sequer o direito de sentar de maneira confortável só mostra o quanto ela está certa em se retrair, já que seu ninguém se colocou em seu lugar.