Topo

Histórico

Fefito

Silvio Santos proíbe homenagens no SBT por seus 90 anos - mas ele merece!

Colunista do UOL

11/12/2020 19h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Apresentador celebra nove décadas neste sábado (12) com extenso legado na TV brasileira
  • Apesar da grande história, Silvio Santos proibiu que o SBT exibisse reportagens em sua homenagem
  • Dono do SBT foi responsável por dar espaço a celebridades como Gugu Liberato e Eliana

Maior comunicador do país, Silvio Santos completa 90 anos neste sábado sem ritmo de festa, no que depender dele. Além de estar isolado em casa por causa da pandemia, o dono do SBT proibiu que os programas de sua emissora lhe fizessem homenagens. Na Record, no entanto, ele ganhará uma reportagem especial feita por Roberto Cabrini para o "Domingo Espetacular".

Embora receba constantes pedidos de entrevistas, o apresentador costuma fugir de conversas mais profundas, reza a lenda, a pedido de uma vidente. Ainda que nos últimos tempos seu nome surja envolto em algumas controvérsias, Silvio Santos é dos poucos famosos que chegam perto da unanimidade para espectadores de TV. O homem de origem humilde e trabalho como camelô virou dono de um império e se tornou reconhecidamente um dos maiores comunicadores do país.

Há muito o que se celebrar na história do Homem do Baú. Seu legado para a televisão popular é imenso e manteve no imaginário dos brasileiros formatos como "Boa Noite, Cinderela", "Porta da Esperança", "Show de Calouros" e "Topa Tudo Por Dinheiro". Seu olhar afiado lançou celebridades como Gugu Liberato (1959-2019) e Eliana, mas não deixou grandes lendas do passado de lado como Hebe Camargo (1929-2012), Ronald Golias (1929-2005) e Carlos Alberto de Nóbrega.

Nas livrarias, há vários livros que tentam entender seu legado e até mesmo relembrar sua tentativa de carreira política, quando resolveu se candidatar à Presidência da República em 1989. Na televisão, além das homenagens esperadas - ou vetadas - está prevista ainda a exibição de uma série em duas temporadas sobre sua história. Ou seja: Silvio Santos ainda rende e renderá muito assunto. Merecidamente.