Topo

Histórico

Fefito

'A Fazenda' indica final entre Biel e Jojo em meio a teoria de uso de robôs

A Fazenda 2020: Biel, Jake e Jojo no deck de eliminação - Reprodução/RecordTV
A Fazenda 2020: Biel, Jake e Jojo no deck de eliminação Imagem: Reprodução/RecordTV

Colunista do UOL

04/12/2020 00h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Ex-Miss Brasil Jakelyne Oliveira deixou o jogo com 27,2% dos votos em roça com recorde de votos - quase 900 milhões
  • Jojo Todynho e Biel parecem destinados a resolver a rivalidade na grande final, marcada para o próximo dia 17
  • Durante programa ao vivo, Marcos Mion tentou afastar rumores de uso de robôs em votações afirmando que há um "processo de segurança"

A eliminação de Jakelyne Oliveira, com 27,2% dos votos, repetiu o mesmo da saída de Cartolouco em "A Fazenda": assim como o jornalista, a ex-MIss Brasil deu o azar de ir para a roça com dois dos participantes mais populares do reality show da Record. Menos famosa, a modelo deixará um espaço difícil de ser preenchido na reta final do programa, uma vez que era uma das poucas participantes ainda disposta a traçar estratégias dentro do jogo.

Uma leitura rápido dos rumos da atração poderia mostrar que chegou o momento em que os espectadores parecem menos interessados em assistir a conflitos entre os peões. Ocorre que a questão é um pouco mais complexa: realities de confinamento têm virado reféns de fã-clubes empenhados em seqüestrar o jogo para si. Há quem alugue lan house, há quem use de vários tipos de recurso para garantir muitos votos para o seu favorito.

Curiosamente, neste ano, parece não haver verificação de segurança nas votações do programa - como aquelas letrinhas para confirmar o voto, por exemplo -, o que já alimenta teorias nas redes sociais. Há, inclusive, vídeos circulando atribuindo o resultado a "robôs". Por causa disso, Mion, em uma frase, tenta apagar o incêndio e afirmou que o sistema de votação tem um "processo de segurança contra o voto de robôs" e identifica votos "fora do normal".

O que a votação expressiva - quase 900 milhões de votos, segundo Marcos Mion - mostra é que são cada vez maiores as chances de o embate final de "A Fazenda" ocorrer entre Biel e Jojo Todynho. Enquanto a funkeira conta com a simpatia de grande parte do público, o autoproclamado dono de seis hits tem um fã-clube dedicado, que parece não ligar para o fato de que torce para alguém acusado de assediar, agredir e causar acidente e fugir sem prestar ajuda. Para eles, a narrativa de redenção do cantor parece ter colado.

Com a grande final marcada para o dia 17, o reality tem ainda como possíveis ameaças para a dupla Mariano, Mateus Carrieri e Lidi Lisboa, que também possuem uma parcela expressiva de fãs. A julgar pelo histórico do programa, no entanto, o destino do prêmio parece cada vez mais já traçado e a rivalidade entre os funkeiros pode ter resolução previsível.