Topo

Histórico

Fefito

Endemol não vai mais produzir versão brasileira de 'RuPaul's Drag Race'

Ru Paul, apresentadora de "RuPaul"s Drag Race"  - Reprodução / Internet
Ru Paul, apresentadora de "RuPaul's Drag Race" Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

06/11/2020 16h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Clima polarizado do país dificultou interesse de emissoras de colocar formato no ar
  • Endemol decidiu abrir mão dos direitos de adaptar o reality show no Brasil
  • Procurada, produtora confirma que o contrato não está mais vigente

Um dos países com maior número de fãs de "RuPaul's Drag Race" em todo o mundo, o Brasil corre o risco de ficar sem uma versão do programa para chamar de sua.

Discretamente, sem alarde, a Endemol, que havia adquirido direitos para adaptar o formato no país, abriu mão do compromisso com os representantes do reality show.

A versão brasileira da atração vem sendo alvo de especulações desde que foi anunciada. Entre as razões para o fato de não ter sido produzida ainda estão o momento político do país, polarizado quanto a assuntos envolvendo a comunidade LGBTQIA+, e, em consequência disso, a dificuldade de emplacar o projeto em emissoras por aqui.

A decisão de não renovar o contrato vai na contramão do resto do mundo. Depois de ter sua versão oficial, "All Stars" e com celebridades nos Estados Unidos, "Drag Race" ganhou edições na Inglaterra, no Canadá e na Holanda neste ano. Em 2021, rumores dão conta de que Austrália e França devem sediar suas primeiras temporadas da competição entre drag queens.

Na versão Holandesa do programa, aliás, uma brasileira fez parte do elenco. Miss Abby OMG participou de todos os episódios e chegou à grande final.

Procurada pela coluna, a Endemol confirma que abriu mão dos direitos de "RuPaul's Drag Race" no Brasil. "Em Setembro de 2017, conforme noticiado, a Endemol Shine Brasil adquiriu os direitos temporários de comercialização e produção do formato em questão no Brasil. O contrato não está mais vigente há muitos anos", diz, por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa.