Topo

Histórico

Fefito

Louro José tinha a ironia que Ana Maria Braga não pode ter - e fará falta

Tom Veiga era o homem por trás do papagaio Louro José - Reprodução/Instagram
Tom Veiga era o homem por trás do papagaio Louro José Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

01/11/2020 18h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Tom Veiga, intérprete do personagem, foi encontrado morto em sua casa neste domingo (1)
  • Ana Maria Braga descrevia o papagaio como seu "filho de penas"; parceria durou 23 anos
  • Louro José foi criado para prender crianças na TV, já que programa de Ana Maria começava após os infantis

Ana Maria Braga perdeu seu maior e mais longevo parceiro de trabalho neste domingo (1). Tom Veiga, intérprete do Louro José, foi encontrado morto em sua casa e deixará órfã uma geração de fãs do papagaio. Criado em 1997, quando a apresentadora ainda estava na Record, o personagem era mais do que um assistente de palco: ele dizia o que Ana Maria não podia. Consertava qualquer possível gafe quando ela ocorria.

Depois que foi para a Globo junto com a amiga, Tom Veiga viu seu personagem virar paixão nacional. Foi transformado em boneco e todo tipo de brinquedo. Com a popularização da internet, rendeu vários memes. Afinado com Ana Maria, tinha total liberdade para discordar, fazer piada ou tirar sarro de algum possível erro ou saia justa da colega no programa. Esteve presente em momentos sempre lembrados, como o dia em que ela foi atropelada sem querer ou uma cachorra fez xixi em suas costas. Valioso, o boneco chegou a ser alvo de um processo movido pela Disney acusando-o de copiar Zé Carioca.

louro - Divulgação - Divulgação
Ana Maria Braga e Louro José
Imagem: Divulgação

A sintonia era antiga. Antes de assumir o personagem, Tom já trabalhava nos bastidores. Era coordenador de estúdio e produtor. O Louro José acabou nascendo por uma simples razão: como o "Note e Anote" vinha logo depois de um programa infantil - e competia com atrações do gênero -, a Record precisava de alguma maneira manter as crianças assistindo ao programa. Funcionou tanto que não só os pequenos, como também os adultos se encantaram com o papagaio falastrão. Ele conseguiu unir gerações.

Não por acaso ele acompanhou a amiga em todas as mudanças pelas quais passou ao longo da vida. "A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas", afirmou Ana Maria, em 2017.

Com a partida de Tom Veiga, a Globo terá pela frente uma difícil missão: decidir o destino do Louro José, que, por 23 anos, não saiu do lado de Ana Maria. Vai ser difícil assistir ao "Mais Você" sem as piadas do personagem que entrou no cotidiano de muita gente. É o fim de uma era.