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Barracos e separações viram moeda de troca e alavanca para influenciadores

A modelo Andressa Suita e o cantor Gusttavo Lima  - Reprodução / Internet
A modelo Andressa Suita e o cantor Gusttavo Lima Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

14/10/2020 18h00

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Resumo da notícia

  • Brigas públicas acabam capitalizando perfis nas redes sociais dos famosos
  • Por causa de separação, Gusttavo Lima e Andressa Suíta já ganharam mais de 1,5 milhão de seguidores somados
  • Mayra Cardi e Vitão também são exemplos de que as polêmica rendem engajamento em seus perfis

Foi-se o tempo em que celebridades procuravam separações discretas ou fugiam de brigas sob os holofotes. Na era das redes sociais, a atenção gerada por conflitos virou um negócio rentável para muitos. Hoje, tão logo uma história ganha as manchetes, a primeira reação de muita gente é correr para os perfis dos envolvidos em busca de um posicionamento. Tal tráfego normalmente rende não só mais seguidores, como também aumenta consideravelmente o engajamento. Aliados, estes dois fatores resultam em maiores parcerias comerciais no futuro e, portanto, mais dinheiro.

Exemplo mais recente é o de Gusttavo Lima e Andressa Suíta. Desde que anunciou a separação, o ex-casal passou a dominar as atenções na internet. Em quatro dias, no Instagram, a modelo ganhou mais de 1,4 milhão de seguidores. O cantor já recebeu mais de 400 mil novos perfis em seus números. Com uma média de 2.000 comentários em maior parte das suas fotos, Andressa recebeu mais de 45 mil mensagens em seu último post. O crescimento exponencial dá uma ideia de como o interesse no fim do casamento popularizou seu nome. Passada a tormenta, boa parte desses índices deve ser mantida e, portanto, a modelo terá ampliado sua influência e, claro, valorizado seu passe.

Caso parecido ocorreu com Mayra Cardi, que, ao expor a separação de Arthur Aguiar e as múltiplas traições que sofreu, viu chegarem mais de 1,3 milhão de seguidores em seu Instagram em dez dias. O ator cresceu em 200 mil. Da mesma maneira, os vídeos que passou a fazer sobre relacionamento abusivo explodiram de audiência. Um deles, por exemplo, obteve mais 8,3 milhões de visualizações. A ex-BBB ainda reposicionou sua imagem: passou de coach de vida saudável a mulher empoderada que dá dicas sobre relacionamentos e família aos olhos de quem a acompanha.

A rumorosa separação de Whindersson Nunes e Luisa Sonza também causou o mesmo efeito. Tão logo foi oficializado pela cantora como seu novo namorado, Vitão ganhou mais de 225 mil seguidores. Da mesma maneira, todos os posts do humorista e dos cantores geram repercussão imediata a partir de muitas - e por vezes cruéis - especulações. Em dado momento, Vitão decidiu para divulgar o trabalho: "Aproveitarei o reboliço para dizer que no mês que vem tem música", avisou, no Twitter.

O comportamento de manada nas redes sociais não ocorre apenas no caso de separações ou brigas públicas. Não raro, personalidades ganham centenas de milhares de seguidores quando morrem, o que chama atenção, já que seus perfis, em tese, deixarão de ser atualizados. Foi assim, por exemplo, com Caroline Bittencourt (1981-2019) e Gugu Liberato (1959-2019).

O que chama atenção hoje, no entanto, é que brigas públicas entre influenciadores acabem servindo para capitalizar em cima delas. Há, inclusive, casos em que personalidades da internet são acusadas de combinar rivalidade por um tempo para dar uma alavancada em suas redes, que é bem diferente, claro, de problemas pessoais que geram tamanho abalo, como separações.

Ainda assim, é curioso que, ao anunciar seus términos, parte dos famosos não opte mais pelo recolhimento. Quanto mais falar e engajar melhor será para a própria imagem. Um novo mercado parece estar prestes a se consolidar.