Topo

Histórico

Fefito

Por que ver um influenciador sair do armário ainda causa controvérsia?

Gustavo Rocha anunciou que é LGBT em vídeo para marca de roupas - Divulgação
Gustavo Rocha anunciou que é LGBT em vídeo para marca de roupas Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

06/10/2020 16h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Influenciador Gustavo Rocha saiu do armário em campanha para marca de roupas
  • Nas redes sociais, rapaz passou a ser criticado e alvo de comentários como "eu já sabia"
  • Repetir esse tipo de comportamento só reforça a violência que LGBTs sofrem fora da comunidade

Não é estranho a um LGBT ser retirado do armário à força. Antes mesmo de se entender no mundo como alguém com orientação sexual distinta, muitos são apontados como diferentes por quem está ao redor. A certeza sobre a sexualidade alheia parece permear relações de tal maneira que o principal envolvido não é ouvido. Não por acaso, adolescentes são apontados no colégio como "bichas", como se tais brincadeiras não consistissem em um trauma que será carregado por toda a vida. As redes sociais, hoje, estão emulando alunos de quinta série por causa de Gustavo Rocha, um dos influenciadores mais populares do país.

Irmão gêmeo de Túlio Rocha, famoso por ter participado da versão com celebridades do "De Férias com o Ex", da MTV, Gustavo ganhou fama pelas danças que fazia em vídeos na internet. Sempre foi alvo de boatos envolvendo sua possível homossexualidade, mas não se manifestava oficialmente sobre o assunto. Nesta terça-feira (6), o rapaz decidiu sair do armário - literalmente - em um vídeo para uma marca de roupas. A partir daí, um grande coro de "Eu já sabia" ou julgamentos ainda mais pesados passaram a permear o Twitter.

É muito curioso que comportamentos de um tempo em que as pessoas não tinham informações suficientes sobre a comunidade LGBTQIA+ sigam sendo reproduzidos sem pudores. Criticar Gustavo no momento em que ele mais precisa de apoio e empatia só reforça o quanto LGBTs, no geral, têm a vida mais difícil e especulada do que outros. Às pessoas da mesma comunidade, resta acolher o influenciador de braços abertos e não criticá-lo de maneira banal. Ele já será atacado o suficiente por quem está de fora dela.

Há quem possa questionar, por exemplo, o fato de o youtuber ter comercializado o momento em que se afirma ao mundo. No entanto, o mesmo questionamento não é feito quando algum famoso anunciam gravidez, namoro ou traição em ações patrocinadas. O importante, neste momento, é que ele esteja confortável com a maneira com a qual anuncia ao mundo sua verdade, ainda que ele já tenha feito declarações de gosto discutível no passado. Não parece saudável transformar em piada um momento em que a gente deveria apoiar e fortalecer alguém que já passará a receber ataques única e exclusivamente por ser quem é.